Nesta seção você encontrará algumas atividade de extensão já realizadas ou em andamento no âmbito dos cursos de graduação da FACOL, na área de Exatas.

CIÊNCIAS CONTABEIS

10 de maio de 2018“Contabilidade colaborativa” é tema de palestras na FACOL

O Teatro Tabocas sediou, nos dias 9 e 10 de maio, a segunda edição do Encontro de Estudantes de Ciências Contábeis. Com o tema “Contabilidade colaborativa”, o evento foi marcado por palestras e apresentação cultural, com banda de pé-de-serra.

O professor Salézio Dagostim, contador, tecnólogo e presidente da APROCON Brasil, e Leonardo Amorim, economista, programador, analista de sistemas e investimentos, foram os palestrantes do encontro.

No primeiro dia do evento, Salézio Dagostim abordou o fluxo de caixa realizado com o método indireto e a teoria do débito e crédito. Já Leonardo Amorim, explanou o e-social, teoria e prática. Já no segundo dia, Dagostim enfatizo os fundamentos de elaboração das demonstrações contábeis. Já Amorim, abordou a contabilidade colaborativa.

26 de abril de 2018Apresentações de trabalhos marcam encerramento do Simpósio de Ciências Contábeis

O encerramento da terceira edição do Simpósio de Ciências Contábeis, nesta quarta-feira (25), foi marcado pela apresentação de trabalhos acadêmicos realizados por alunos. Com o tema “Inteligência Contábil”, o evento ocorreu no Teatro Tabocas, no campus da FACOL.

As apresentações foram acompanhadas pelo coordenador do curso, Sebastião Aquino, a coordenadora pedagógica, Heronita Dantas, além de professores e alunos do curso de Ciências Contábeis e Logística. “Tratando desse tema, que aborda o contador do futuro, o III Simpósio de Contabilidade da FACOL entra na comunidade acadêmica trazendo profissionais e professores num debate atual e, também, futurista”, enfatizou Sebastião Aquino, coordenador do curso.

 

20 de abril de 2018Em parceria com IHGVSA, FACOL promove exposição de Ciências Contábeis

A Faculdade Osman Lins (FACOL), em parceria com Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGVSA), deu início, na noite desta quinta-feira (19), a terceira edição da Exposição do Curso de Ciências Contábeis. O evento integra as comemorações da 16ª Semana Brasileira de Museus, que tem como tema nesta edição “Museus Hiperconectados”.

A exposição, que tem como tema “Evolução dos instrumentos Contábeis”, segue em cartaz até o dia 30 de abril, na sede do museu, situado na Rua Imperial, bairro da Matriz. A visita é aberta ao público, gratuitamente, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A solenidade de abertura ocorreu no salão nobre do Instituto Histórico. Participaram do ato o coordenador do curso de Ciências Contábeis da FACOL, Sebastião Aquino, o presidente do IHGVSA, Pedro Ferrer, o representante do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco, Marco Granha, o professor Alcides Gomes, além de docentes e estudantes. “Na exposição, colocamos a trajetória desde o início da contabilidade”, explicou Aquino.

 

I Encontro dos Estudantes de Ciências Contábeis é realizado na FACOL

O Teatro Tabocas, na Faculdade Osman Lins (FACOL), sediou na noite desta terça-feira dia 17 de outubro de 2017 a primeira edição do Encontro dos Estudantes de Ciências Contábeis. O evento teve como tema a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017).

O assunto foi abordado por Aristides Félix, advogado e conselheiro do Sindicato dos Advogados de Pernambuco, e pelo economista e analistas de investimentos, Leonardo Amorim.

27 de abril de 2017 II Simpósio de Ciências Contábeis FACOL

Durante os dias 24 e 25 de abril a Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL) realizou a segunda edição do Simpósio de Ciências Contáveis.

A programação contou com palestra, com o tema ‘Ética para a Vida’, exposição sobre a história da contabilidade, homenagem a Leonira Maria da Silva, contadora de Vitória de Santo Antão, que recebeu a medalha Mérito Contábil FACOL, e apresentações de trabalhos acadêmicos.

No primeiro dia do simpósio, estave presente a doutora Umbelina Cravo Lagioia, líder do Grupo de Pesquisa Convergência Contábil e Mercado de Capitais e Instrutora da Escola de Administração Fazendária (ESAF). O encerramento contou com palestra com o professor Erick e a apresentação dos trabalhos acadêmicos.

ENGENHARIA CIVIL

16 de novembro 2018 – Estudantes de Engenharia Civil Facol visitam fábrica da Brasilit

Estudantes do curso de Engenharia Civil da Faculdade Osman Lins (FACOL) realizaram visita técnica na fábrica Brasilit, situada no bairro da Várzea, na Região Metropolitana do Recife. Participaram alunos do terceiro, quarto e quinto período. A ação ocorreu nos dias 16 e 17 de novembro.

No primeiro momento, os alunos tiveram uma apresentação sobre a unidade. Em seguida, puderam visualizar a prática em campo. Foi apresentada a produção telhas e caixas d’águas.

Atuando há nãos, Brasilit fabrica telhas e placas cimentícias com a tecnologia de Cimento Reforçado com Fio Sintético (CRFS). Nela, o fio sintético à base de polipropileno é usado na fabricação de produtos de fibrocimento, dispensando o uso de amianto e oferecendo segurança à saúde das pessoas e respeito ao meio ambiente.

 

27 de outubro de 2018 – Alunos da FACOL fazem visita à fábrica de Lightwall

Após visitarem a usina de asfalto do grupo MF, os alunos do 5º período de engenharia da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL) conheceram, na manhã desta sexta-feira 27 de outubro, a linha de montagem do painel de concreto leve – Lightwall. Pioneira e única no Brasil a fabricar o produto, foi a primeira vez que uma turma de estudantes fez uma visita do tipo.

Inédito e com o objetivo de inovar o ramo da construção civil no país, os futuros engenheiros receberam explicações de como é feita toda a fabricação do Lightwall. Desde a expansão do EPS (Poliestireno Expansivo), até sua retirada dos perfis, já prontos para a montagem.

A visita faz parte de um programa lançado pela própria faculdade para os alunos do curso de engenharia civil, para que eles consigam usufruir também dos métodos práticos que a profissão dispõe.

Para a professora Tácylla Freitas, responsável pelo projeto, esses encontros são uma forma de tirar o aluno da zona de conforto da sala de aula. “O retorno dessas visitas que fizemos ao grupo MF (usina e fábrica) superou minhas expectativas. Os alunos puderam ver na prática o processo fabril e os responsáveis por explicar tudo a eles eram altamente capacitados. Além disso, fomos muito bem recepcionados”, conta ela. Por fim, os alunos ainda receberam uma amostra do painel Lightwall para levar como lembrança.

10 de novembro 2017 – Alunos de Engenharia Civil Facol realizam visita técnica na Brennand Cimentos

Estudantes do curso de Engenharia Civil da FACOL realizaram, na última terça-feira (07), visita técnica na fábrica Brennand Cimentos, em Pitimbu, litoral sul da Paraíba. No primeiro momento, os alunos tiveram uma apresentação sobre a indústria. Em seguida, puderam visualizar a prática em campo. Foi apresentada a produção desde a extração das matérias primas até a produção e o ensacamento do cimento.

A unidade tem instalações, sistemas de controle e qualidade, todos de última geração. Com equipamentos de baixo consumo de energia e layout da fábrica sequencial, tem capacidade para produção de 3.000 toneladas por dia de clínquer e de 1.500.000 toneladas de cimento por ano.

6 de outubro de 2017Estudantes de Engenharia Civil da FACOL visitam usina de asfalto

A manhã desta sexta-feira (06) foi de visita técnica para os estudantes de Engenharia Civil da Faculdade Osman Lins (FACOL). Os alunos visitaram a MF Engenharia, usina de asfalto situada na Região Metropolitana do Recife. O processo de produção de asfalto, a misturas dos insumos e o carregamento das carretas foram apresentados ao alunado. Também foram detalhados os materiais para a formação do asfalto e os ensaios realizado pela empresa para o controle de qualidade.

15 de novembro de 2016Alunos de Engenharia Civil Facol realizam aula prática na Praça da Matriz

No último sábado (12), alunos do terceiro período do curso de Engenharia Civil da FACOL realizaram na Praça da Matriz, em Vitória de Santo Antão, aula prática de topografia. Importante conhecimento para a construção civil, a topografia visa realizar um estudo sobre as condições e características do relevo.

Por meio deste estudo, é possível observar detalhadamente os acidentes geográficos naturais e artificias, as particularidades e formas do terreno, com o intuído de determinar se possuem condições seguras para determinada infraestrutura.

A aula teve como objetivo analisar os níveis e desníveis da praça, considerada um dos cartões postais do município.

 

SITEMAS DE INFORMAÇÃO

03 de maio de 2018 – Palestras e apresentações de trabalhos encerram programação do SIntonia FACOL 2018

Após três dias de sucesso, a edição do Sintonia 2018 foi encerrada na noite da última sexta-feira (27), com a apresentações de trabalhos acadêmicos. “Desafios de Startups: Tecnologia, inovação e empreendedorismo” foi o tema abordado. A programação, na quinta-feira (26), foi marcada por palestras. O tema “Empreendendo desde a Graduação” foi abordado por Flammarion Moura e Jáuvaro Carneiro Leão.

 

15 de março de 2018 – Palestra marca passagem do Dia do Profissional em Informática na FACOL

A coordenação do curso de Sistemas de Informação realizou, na última terça-feira (13), palestra para celebrar a passagem do Dia do Profissional em Informática. O evento, que ocorreu no Teatro Tabocas, foi aberto para os estudantes, egressos e comunidade. “Perspectiva de futuro para o profissional de TI” foi o tema abordado pelos palestrantes Luciano Cabral e Móises Ribeiro.

Luciano  Cabral possui Doutorado em Engenharia Elétrica ênfase em Comunicações pelo Departamento de Eletrônica e Sistemas – DES da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Atualmente é Professor do Instituto Federal de Pernambuco, co-fundador e consultor ad-hoc da DAX Tecnologia, Consultor e Palestrante. Tem experiência nas áreas de Inteligência Artificial, Processamento de Linguagem Natural, Recuperação e Extração Inteligente de Informação. Apaixonado em compartilhar conhecimento, onde ao longos dos anos já desenvolveu mais de 50 cursos online de Photoshop, Lightroom, Camera Raw, Móises Ribeiro é  CEO da MRCCURSOS com formação em Administração com Habilitação em Marketing e membro da National Association of Photoshop Professional – EUA.

No evento, o professor Emmanuel Barreto também participou com Luciano Cabral e Móiseis de uma mesa redonda, onde abordaram as experiências acadêmicas e como se tornaram profissionais de grande destaque no mercado.

 

Alunos da FACOL desenvolvem projeto de automatização de informações

Estudantes do curso de Sistemas da Informação, da disciplina de Arquitetura de Computadores, da Faculdade Osman Lins (FACOL), desenvolveram projeto para automatização de informações na instituição. Por meio de um protótipo, os alunos apresentaram um controlador eletrônico.

A ação foi desenvolvidas pelos discentes Erivando Ferreira, Laudeni Amaro, Rodrigo de Morais e Everton Barros, do terceiro período, e Thamires Cabral, do segundo período. O sistema é alimentado com energia, com as informações sendo disponibilizadas via bluetooth.

“A gente vai desafiando os alunos a pegar os conhecimentos que eles obtêm durante a teoria na faculdade para resolverem problemas no mundo real”, detalha o professor Emmanuel Barreto. “Esse é apenas um protótipo para mostrar que funciona”, explicou o estudante Erivando Ferreira. “Pensei nessa tanto para auxiliar aos alunos que já estão aqui na faculdade tanto os que vão ingressar durante os próximos períodos”, enfatizou a aluna Thamires Cabral.

 

7 de novembro de 2017 – Curso de Sistemas de Informação realiza visita técnica

Alunos e professores do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Osman Lins (FACOL) realizaram, na última terça-feira (31), uma vista técnica a Fab Lab Recife, localizada no Shopping Paço Alfandega, no bairro do Recife Antigo.

O espaço tem como foco prototipar e materializar ideias e soluções. No primeiro momento, Fab Rolê, foi apresentando o espaço e o conceito de Fab Lab, além de conversar um pouco sobre fabricação digital e as novas possibilidades que suas tecnologias trazem para a Indústria.

Já no segundo momento, Fab Degustação, foram demonstrados os novos momentos do Fab Lab Recife,  projetos e o funcionamento de máquinas, como a de corte a laser, impressão 3D, impressão UV e fresagem. O coordenador do curso frisou a importância da atividade de visita técnica. “Possibilita o encontro do acadêmico com o universo profissional, proporcionando aos alunos uma formação mais ampla”, enfatizou Tarcísio Rolim.

29 de abril de 2017 – Curso de  Sistema de informações realiza o S.I.ntonia 2017

A sétima edição do S.I.ntonia foi realizada entre os dias 25 e 27 de abril. O evento, promovido pelo curso de Sistemas da Informação da Faculdade Osman Lins (FACOL), teve como tema neste ano ‘Robótica e o Cotidiano’.

A abertura do evento ocorreu com palestra sobre Robótica e Automação, Impressoras 3D e Impressora Fresadora, ministrada por Janael Martins. A programação contou ainda com palestras, minicursos, debates e apresentação de projetos pessoais e acadêmicos.

Na quinta-feira (27), o professor-doutor Diogo Portugal, participou de uma Web Conference, abordando o tema “Robótica móvel: Presente, Passado e Futuro”.

 

27 de abril de 2016 – SIntonia – A Semana de Informática do Curso de Sistemas de Informação.

Durante os dias 04, 05 e 6 de Maio será realizado na FACOL – Faculdade Escritor Osman da Costa Lins o VI S.I.ntonia – A Semana de Informática do Curso de Sistemas de Informação. Com o objetivo de integrar o corpo discente com o mercado, o Curso de Sistemas realiza pelo 6ª ano seguido o S.I.ntonia, que este ano possui o tema: “Administrando a Logística do Meu Futuro”.