Nesta seção você encontrará algumas atividade de extensão já realizadas ou em andamento no âmbito dos cursos de graduação da FACOL, na área de Humanas.

DIREITO

13 de junho de 2018Estudantes participam de ação em abrigos de idosos de Vitória

Alunos do terceiro período do curso de Direito da FACOL promoveram, nesta quarta-feira (13), ação social na Casa dos Pobres e Lar São Francisco de Assis, situados em Vitória de Santo Antão. Além de momentos musicais e de diversão, foram distribuídos kits de higiene pessoal. A ação fez parte das atividades da disciplina de Direitos Humanos, ministrada pela professora Elcicleide Moura.

 

17 de maio de 2018Palestra na FACOL aborda Previdência Social

O Teatro Tabocas, na Faculdade Osman Lins (FACOL) ficou lotado, na noite desta terça-feira (15). Estudantes do curso de Direito prestigiaram a palestra do presidente da CAAPE – Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco, Bruno Baptista, sobre Previdência Social. Com o tema “O Futuro da Previdência e as Interseções entre as reformas Trabalhista e Previdenciária” o advogado explicou didaticamente aos estudantes do 1°, 4° e 7° períodos do curso as possíveis alterações que serão sofridas com a reforma e os impactos acarretados. Bruno Baptista foi convidado pela coordenadora do curso de Direito da faculdade, Paula Latache.

O presidente da OAB Vitória de Santo Antão, Washington Amorim, também esteve presente na palestra e participou das intervenções, juntamente com as professoras Lysllem de Sá e Elcicleide Moura, que fizeram parte da mesa.

 

3 de maio de 2018Alunos do curso de Direito Facol realizam visita técnica a Procuradoria Regional da República.

Alunos do segundo período do curso de Direito da Faculdade Osman Lins (FACOL) realizaram, na última quarta-feira (25), visita técnica à Procuradoria Regional da República 5° Região, órgão do Ministério Público Federal que atua na 2° instância da Justiça Federal.

Na ocasião, os alunos tiveram uma palestra com o Dr. Fábio George Cruz da Nóbrega sobre a atuação do MPF, história, competência, especialmente a sua atuação no combate à corrupção. Além disso, pôde assistir ao documentário sobre o Procurador da República Pedro Jorge, assassinado em razão da sua atuação no famoso escândalo da mandioca, na cidade de Floresta (PE). Após a exibição do documentário, o Procurador- chefe, Dr. Marcelo Alves, teceu alguns comentários sobre o caso e atual perspectiva institucional do órgão.

Os professores Helder Oliveira e Lucas Leite, responsáveis pela visita, destacam a importância de atividades como essas porque possibilitam aos alunos alinharem o conhecimento teórico aprendido em sala de aula com a prática, despertando em alguma vontade de seguir carreira no órgão visitado.

 

17 de abril de 2018Teatro Tabocas sedia palestra: “Violência contra a Mulher e Cultura do Estupro: Basta”

O combate à violência contra a mulher e a cultura do estupro foi tema de palestra, na noite desta segunda-feira (16), no Teatro Tabocas, no campus da FACOL. O evento, promovido pelo DCE FACOL, contou com a participação de alunos, professores e comunidade.

O tema foi abordado por Anne Cabral, advogada, professora e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PE; Déborah de Deus, professora de Introdução ao Estudo do Direito e Metodologia; e Cecília Sales, psicóloga e professora.

Dados da Central de Atendimento à Mulher apontam que, em 2016, do total de atendimentos realizados pelo Ligue 180, 12,23% (67.962) corresponderam a relatos de violência. Agressões físicas e psicológicas são as principais formas de violência contra mulheres. Ao final da palestra, os participantes foram convidados para participaram de um ato em repúdio à violência, na terça-feira (17), saindo Praça 03 de Agosto, em Vitória/PE, a partir das 17h30 e seguindo até a Praça da Matriz.

19 de março de 2018Abertas inscrições do projeto Desenvolvendo a Carreira

Seguem abertas até sexta-feira (23) as inscrições do projeto Desenvolvendo a Carreira. A ação, que visa a participação voluntária de estudantes no âmbito do Poder Judiciário, é uma parceria entre a Faculdade Osman Lins (FACOL) e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e serão efetivadas, exclusivamente, na Secretaria da Coordenação de Cursos da FACOL. A seleção consistirá na análise de histórico escolar do curso de Direito de todos os candidatos inscritos. A Listagem dos candidatos aprovados será divulgada no site da FACOL e no mural da Coordenação de Cursos.

A participação do estudante voluntário terá duração de um ano, podendo ser prorrogada por igual período, por graduação, limitada a duas graduações. O aluno deverá cumprir carga horária de atividades de três horas diárias, no turno para o qual se candidatou no momento da inscrição. A prestação dos serviços, que serão realizados em unidades do Poder Judiciário de cidades vizinhas, será permitida a estudantes maiores de 18 anos e que estejam matriculados no curso de Direito da FACOL, sendo vedada a participação de aluno que esteja vinculado a escritório de advocacia.

 

20 de setembro 2017 – Processo de imigração é tema de palestra na FACOL

O Escritório Jurídico e de Consultoria de Imigração Canadian Legal realizou, nesta segunda-feira 18 de setembro de 2017, na Faculdade Osman Lins (FACOL), palestra sobre o processo de imigração, educação e residência no Canadá.

A conferencista foi a Jane Desmond, consultora de imigração e professora universitária. Alunos de diversos cursos prestigiaram a palestra, realizada no Teatro Tabocas. Os puderam ainda tirar dúvidas a respeito do intercambio estudantil, estudo no Canadá e autorização de trabalho. “Canadá e países do Atlântico têm muita procura de profissionais em diversas áreas e também há excelentes oportunidades de estudo”, enfatizou Jane.

 

23 de maio 2017 – Alunos de Direito Facol visitam a casa dos pobres

A disciplina de Cidadania e Humanismo, dos alunos do sétimo período do curso de Direito da Faculdade Osman Lins (FACOL), foi posta em prática. Após discutirem o Estatuto do Idoso os estudantes realizaram uma campanha para arrecadar fraldas geriátricas e destinaram para a Casa dos Pobres, situada em Vitória de Santo Antão.

 

25 de setembro de 2017Palestra aborda Sistema Carcerário e Direitos Humanos

Alunos do curso de Direito da Faculdade Osman Lins (FACOL) participaram, na noite da última sexta-feira (22), de uma palestra sobre o Sistema Carcerário e Direitos Humanos. O evento ocorreu no Teatro Tabocas, no campus da instituição.

O palestrante foi Marcellus Ugiette, promotor de Justiça de Execuções Penais e Coordenador do Grupo de Atuação Especial na Execução Penal do Ministério Público de Pernambuco, Membro da Comissão do Senado Federal pra Reforma da LEP, professor de Direito da Execução Penal, Direito Penal e Processo penal. Idealizada pela professora Elcicleide Moura, a palestra teve como presidente da mesa o Cientista Político e professor da FACOL, Hely Ferreira.

 

15 de agosto de 2017Com palestra, FACOL celebra os 190 anos da implementação dos cursos jurídicos no Brasil.

Alunos do curso de Direito da Faculdade Osman Lins (FACOL) participaram, na última sexta-feira (11), da palestra em comemoração aos 190 anos da implementação dos cursos jurídicos no Brasil. O encontro ocorreu no Teatro Tabocas, no campus da instituição. Turmas do turno da tarde e noite compareceram.

Participaram como conferencistas o professor e mestrando em Direito Hélder Oliveira, que abordou o “Estado das coisas inconstitucional”; o professor e mestre em ciência da religião Lucas Leite, que destacou a “História da implementação dos cursos jurídicos”; e o mestre em Direto e professor da FACOL Frederico Guilherme, que destacou “A Reforma Trabalhista e os novos desafios para a advocacia”.

 

17 de maio de 2017FACOL e Defensoria Pública de Pernambuco firmam convênio

Um Convênio de Cooperação Técnica entre a Defensoria Pública de Pernambuco e a Associação Vitoriense de Educação, Ciência e Cultura (AVEC), mantenedora da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL), foi assinado na última quarta-feira (03). O objetivo é a cooperação mútua entre as conveniadas, visa proporcionar estágio curricular voluntário e sob a forma de ação comunitária aos alunos matriculados no curso de Direito da instituição de ensino. Para o Diretor-Presidente da FACOL, Túlio Albuquerque Duarte, o convênio é uma excelente oportunidade para os alunos da Instituição. “Significa o desenvolvimento e o aprendizado dos futuros profissionais na área jurídica junto a uma Instituição relevante do Estado de Pernambuco”, ressaltou.

De acordo com o Defensor Público-Geral, Manoel Jerônimo de Melo Neto, a DPPE além desse convênio, pretende firmar parcerias com outras instituições de ensino superior. “Inclusive com outras Faculdades do interior do Estado. Essas parcerias são importantes para a Defensoria, pois estamos ajudando a formar profissionais para atuarem com mais aptidão no mercado”, frisou. Estiveram presentes ao ato de assinatura, a Coordenadora do Curso de Direito da FACOL, Maria Paula Latache, e o Defensor Público aposentado José Américo de Oliveira Cardoso.

 

17 de maio de 2017Alunos da FACOL realizam visita técnica em Brasília.

Entre os dias 13 a 16 de março um grupo de alunos do curso de Direito da FACOL participaram da primeira visita técnica a Brasília, sob a responsabilidade da Professora Lysllem de Sá, com o objetivo de conhecer os Tribunais Superiores de nosso país.

No Supremo Tribunal Federal, os alunos conheceram a galeria de ex-presidentes e composições, objetos históricos, salas de reuniões, salão de recepções, além de assistirem a sessão de julgamento, conheceram o Ministro Marco Aurélio que, após uma foto proferiu um discurso de encorajamento que serviu de inspiração aos alunos.

O Superior Tribunal de Justiça, proporcionou aos alunos a oportunidade de ver processos históricos como famosos Habeas Corpus, a organização do prêmio Innovare, bem como a sessão de julgamento da Corte Especial presidida pela Ministra Laurita Vaz.

No Tribunal Superior do Trabalho, os discentes conheceram seu funcionamento e assistiram uma sessão plenária presidida, pelo Ministro Emmanoel Pereira que, após fazer menção a nossa presença e ao nome da nossa instituição, falou sobre a competência, o procedimento dos processos e a atuação do órgão, em seguida, tivemos a oportunidade de assistir a sessão de julgamento.

Em visita ao Tribunal Superior Eleitoral, foram recepcionados pelo cerimonial, conhecendo a composição e funcionamento do órgão, em seguida assistimos a sessão plenária, presidida pelo Ministro Gilmar Mendes, sendo, ao final cumprimentados pessoalmente pelo Ministro Henrique Neves.

A Procuradoria-Geral da República promoveu um encontro com o Subprocurador Geral da República, mais antigo em atividade, Sr. Haroldo Ferraz da Nóbrega que falou sobre a atuação do órgão em casos de grande repercussão, nos falando um pouco de suas experiências.

Em seguida, a Advocacia-Geral da União recebeu os alunos com a comitiva da Escola Superior da AGU e o Coordenador-Geral da Escola, dr. Eduardo Oliveira esclareceu aos alunos as funções e atividades da Advocacia Pública Federal, destacando a atuação em matéria constitucional, aspectos funcionais da atuação e das carreiras, estrutura organizacional e os órgãos vinculados.

Os alunos também conheceram a Sede Federal da OAB e o prédio do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, participando de uma conversa sobre a participação do referido órgão em momentos históricos do país e sobre sua atuação e importância no cenário atual.

Por fim, nos momentos de intervalo no agendamento das visitas técnicas, os alunos conheceram pontos históricos como a Praça dos 3 Poderes, palco de grandes manifestações populares, Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios, Palácio do Planalto, Palácio da Alvorada, Ponte Juscelino Kubitschek, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Santuário Dom Bosco, Igrejinha Nossa Senhora de Fátima,  Lago Paranoá, Memorial JK, em especial, foram recepcionados pelo cerimonial do Palácio do Itamaraty, conhecendo toda sua estrutura e forma de organização de eventos para recepcionar autoridades de outros países.

19 de abril de 2017Palestras abrem Congresso de Direito FACOL.

A abertura da primeira edição do Congresso de Direito FACOL, que em como tema ‘A Constitucionalização do Direito: Dificuldades, Avanços e Perspectivas’, ocorreu na tarde desta terça-feira (18), no Auditório Tabocas. A programação foi iniciada com palestras e apresentações de pôsteres e resumos de alunos.

‘A Constitucionalização do Direito e sua Repercussão nos Direitos Sociais’ foi o tema abordado pelo professor doutor Fábio Túlio Barroso, presidente da Comissão de Direito e Processo do Trabalho do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP); pelo professor doutor João Paulo Allain Teixeira, vice coordenador do Mestrado e Doutorado da UNICAP; e pela professora mestra Sílvia Márcia Nogueira, diretora tesoureira da Ordem dos Advogados de Pernambuco.

Com inscrições esgotadas, o primeiro dia do congresso contou ainda com auditório lotado. Cerca de 200 alunos estiveram prestigiando o evento, que segue até esta quarta-feira. Às 14h serão ministradas palestras abordando ‘A Constitucionalização do Direito e sua Repercussão no Direito Civil e Processual Civil’ e, às 19h, com o tema ‘A Constitucionalização do Direito: Dificuldades, Avanços e Perspectivas’.

 

4 de novembro de 2016  – Palestras abordam Direito do Trabalho em Voga

Com o tema o tema central “Efetividade das normas sociais em tempo de reformas”, a Coordenação do Curso de Direito da Faculdade Osman Lins (FACOL), em parceria com o Instituto de Advogados de Pernambuco (IAP), realizou na última terça (1º), no Auditório Tabocas, o evento Direito do Trabalho em Voga. Palestras e o lançamento do livro ‘Direito do Trabalho – elementos práticos e científicos’, escrito por Fábio Túlio Barroso, marcaram a programação. No evento, o autor do livro palestrou sobre o Direito do Trabalho em Momentos de Crise. Presidente da Comissão de Direito do Trabalho do IAP, Barroso enfatizou as perspectivas e contradições do cenário atual.

Também ministraram palestras o procurador Paulo Mendonça, que abordou a terceirização de serviços no Brasil; o presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/PE, Leonardo Camello, que enfatizou as implicações da prevalência do direito negociado sobre o direito previsto na lei atual; e o Professor da FACOL, Felipe Moura, que destacou a efetividade do sistema de regulação do trabalho no Brasil.

 

12 de setembro de 2016FACOL oferece curso teórico-prático de Perícia Criminal  

A Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL), recebe no dia 15 de outubro o curso de extensão: “Perícia Criminal e aplicação de luminol para elucidação de crimes: teoria e prática”. O curso com carga horária de 10 horas é destinado a estudantes e graduados de qualquer curso superior das áreas de saúde, humanas ou exatas, será proferido pelo Perito e Prof. Dr. Henrique Tabosa no auditório Tabocas no horário de 08h as 17h.

Durante o curso serão apresentados os conhecimentos introdutórios das ciências forenses e pericia criminal assim como os tipos de peritos criminais e suas áreas de atuação em várias áreas (Toxicologia Forense, DNA Forense, Química Forense, Engenharia Forense, Crimes Cibernéticos, analise dos locais de Crime, acidentes de trânsito, Odontologia Forense, Entomologia Forense e etc). Além das aulas teóricas serão realizadas práticas onde os alunos terão a oportunidade de realizar atividades com aplicação de Luminol na elucidação dos crimes de e Resolução de Casos Reais com Fotos.

 

24 de maio de 2016Estudantes do Curso de Direito realizam visita técnica ao TJPE

Estudantes do 5º período do curso de Direito da FACOL – Faculdade Escritor Osman da Costa Lins participaram, através da disciplina de Processo Civil II, sob a ministração da professora Vanessa de Castro, de uma visita técnica ao TJPE – Tribunal de Justiça de Pernambuco, onde à ocasião acompanharam julgamento conduzido pelo Desembargador Presidente da Câmara, Dr. Fernando Eduardo de Miranda Ferreira. Os alunos seguiram para um ‘tour’ pelo palácio da justiça, conhecendo as instalações do tribunal e conduzidos pelos responsáveis pelo núcleo de cerimonial do TJPE, com a coordenação de Sônia Freitas.

A condução dos trabalhos foi de Luiz Eduardo Bandeira. A visita técnica se estendeu, ainda, ao salão dos presidentes e ao salão dos passos perdidos, onde conheceram esculturas do artista plástico, natural de Vitória de Santo Antão, Bibiano Silva.

 

4 de maio de 2016  – Alunos do curso de Direito acompanham palestra sobre acidente e segurança do trabalho

Na terça-feira, esteve ocorrendo uma palestra no auditório Tabocas sobre acidente e segurança do trabalho, organizada pela turma do 9º período de Direito da FACOL – Faculdade Osman Lins.

Tendo como palestrantes, Drª Ana Freitas – Juíza do Trabalho; Dr. Fábio Farias –  Desembargador Presidente da 2ª Turma do TRT/PE e Professor Oberdan Lima – Mestrando em educação, pós-graduado em Direito Processual, graduado em Direito, técnico em segurança do Trabalho, professor Universitário e consultor de empresas.

A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil. Estudando diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança.

21 de dezembro de 2015PROCON-FACOL realizou com sucesso o 1º Mutirão dos Superendividados.

O Procon-Facol, sob a coordenação de Rafael Arruda, realizou entre os dias 14 e 18 de dezembro o 1º Mutirão dos Superendividados. Na ocasião, foram realizados diversos serviços, em parceira com a Celpe, a Compesa e a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN). A ação foi realizada no próprio campus da Facol, Atendendo – aproximadamente – 300 usuários, com praticamente 100% das dívidas negociadas em condições super atrativas.

 

PEDAGOGIA

31 de maio de 2108 – Professores do curso de Pedagogia da FACOL lançam livro sobre política educacional

Professores do curso de Pedagogia da Faculdade Osman Lins (FACOL) lançam, no neste sábado (02), livro sobre política educacional. O evento acontece na Livraria Imperatriz, do Shopping Center Recife, no próximo dia 02 de junho, às 15h.

A coletânea “Educação em debate: a política educacional em múltiplos contextos”, organizada pela professora Márcia Nazário em coautoria com os professores Antônio Agostinho e Carmelo Souza, traz uma discussão sobre a política educacional e suas interfaces nos níveis e modalidades educativas.

Os temas apresentados trazem em seu arcabouço resultados de pesquisas que tiveram como pano de fundo os aspectos que legitimam a implementação, gestão e avaliação no âmbito das políticas educativas.

 

22 de maio de 2018 – Semana d@ Pedagog@ FACOL

A programação da Semana d@ Pedagog@ foi marcada pelo sucesso. O evento teve início na segunda-feira (21) e seguiu até a quarta-feira (23). Com o tema “As dimensões do cuidado de si na formação docente”, o evento reuniu estudantes e profissionais da área.

A primeira noite contou com palestras, minicursos, oficinas, apresentação de TCC e trabalhos acadêmicos e atividades laborais marcam a primeira noite do evento. Já no segundo dia, mesa de debate, lançamento do livro “Educação em Debate: a política educacional em múltiplos contextos”, além de oficinas, palestra e sessão de comunicação oral – TCC fizeram parte da programação.

Na quarta-feira, foram realizadas oficinas, minicursos, rodas de experiência e sessão de comunicação ora – TCC. Entre os nomes de convidados que participaram da programação do evento estiveram: Darlindo Ferreira Lima, doutor em Psicologia e professor adjunto da UFPE; Priscila Carmo, doutoranda em Educação; Silas Lyns, analista sênior do CIEE; José Antônio Lima, pedagogo do TJPE; Nélia Fonseca de Melo, assistente social do TJPE; e Ana Claúdia Padilha, mestranda em Ensino da Biologia.

 

26 de abril de 2018 – Estudantes da FACOL realizam oficina pedagógica em unidade da Funase

Estudantes do sétimo período do curso de Pedagogia da Faculdade Osman Lins (FACOL) realizaram, na última sexta-feira (20), oficina pedagógica na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE) da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife.

A ação, desenvolvida pela disciplina de Educação de Jovens e Adultos, foi voltada para adolescentes do sexo masculino, na faixa etária dos 12 aos 18 anos de idade incompletos e, excepcionalmente, dos 18 aos 21 anos, que cumprem medidas socioeducativas na unidade. “Educar o socieducandos é dar-lhes condições de sobrevivência para que forme-se jovens e adultos sensíveis a vida alheia e suas ações refletirão para um mundo melhor com beleza, verdade e justiça”, enfatizou o professor Joanatan Oliveira.

20 de março de 2018 – Alunos do curso de Pedagogia Facol realizam palestras em escola pública

Alunos do sétimo período do curso de Pedagogia da Faculdade Osman Lins (FACOL) realizaram, na última quinta-feira (15), palestras na Escola CAIC Diogo de Braga, da rede municipal de ensino de Vitória de Santo Antão. Participaram da ação, coordenada pelo professor Joanatan Oliveira, estudantes do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As palestras abordaram as temáticas: Competências e Habilidades para Fazer Acontecer; Autoestima e Amor Próprio, as molas propulsoras para enfrentar os múltiplos papeis sociais; e Propósito e Projeto de Vida.

 

24 de setembro de 2017 – FACOL realiza Encontro de Formação Pedagógica do município de Chã Grande/PE

A Faculdade Osman Lins (FACOL), em parceria com a Prefeitura de Chã Grande/PE, realizou na última segunda-feira 24 de setembro o primeiro Encontro de Formação Pedagógica do município, situado na Zona da Mata de Pernambuco. O evento ocorreu no Ginásio de Esportes da instituição e contou com a participação de cerca de 300 profissionais da educação.

O encontro teve como foco aperfeiçoar os conhecimentos e motivar os educadores e coordenadores da rede municipal. Além de palestras, o evento contou com atividades recreativas.

Estiveram presentes o fundador da FACOL, Paulo Roberto Leite de Arruda, o prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre, o secretário de Educação, Joel Gomes, a gestora educacional da FACOL, Heronita Dantas, o coordenador da Pós-Graduação FACOL, Carmelo Souza, e o coordenador dos cursos de Administração e Logística, Rafael Anderson.

 

Quinta edição do Seminário Bilíngue FACOL 2017

Com o objetivo de fomentar discussões sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a Faculdade Osman Lins (FACOL) realizou, na quarta-feira dia 06 de novembro, a quinta edição do Seminário Bilíngue. O evento ocorreu no Teatro Tabocas, no campus da instituição de ensino.

Tetro de surdos, palestras e debates contemplam a programação, que tem como tema “Crenças e preconceitos em torno da língua brasileira de sinais e da realidade surda”. A produção do evento é dos cursos Administração, Pedagogia, Logística, Direito e Fisioterapia.

“O foco é reforçar e promover a importância da educação bilíngue para Surdos e ouvintes”, enfatizou o professor Jonathan Oliveira, coordenador do evento.

10 de abril de 2017 – Alunos do curso de Pedagogia realizam atividades didático – pedagógicas na CURES

As alunas do curso de Pedagogia-FACOL, estão cursando o Estágio Supervisionado II e através deste componente curricular, elas estão vivenciando com a Pediatria da CURES, atividades didáticas – pedagógicas com a intenção de aproximar as crianças do mundo letrado, contribuindo na formação de leitores críticos, cidadãos pensantes e transformadores da sociedade. A poesia, a arte, a leitura e o prazer pelo aprender chega a lugares antes não pensados.

24 de maio de 2017 – IV Seminário Bilíngue é realizado na FACOL 

Com o objetivo de fomentar a pesquisa e difusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a Faculdade Osman Lins (FACOL) realizou, na noite desta terça-feira (23), o IV Seminário Bilíngue. O evento, que fez parte da Semana d@ Pedagog@, abordou as crenças e preconceitos em torno da língua e a realidade surda.

O evento, realizado no Auditório Tabocas, no campus da instituição de ensino, reuniu tradutores, intérpretes, além de professores e estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Logística e Pedagogia. A Associação das Pessoas com Deficiência Física de Limoeiro (APDL) também esteve presente.

O seminário contou com apresentações culturais e palestras com a professora Maria Rita, coordenadora da APDL, e o professor Ewerton Marques, da Universidade Federal da Paraíba.

“A demonstração deste seminário é, realmente, tentar levantar a bandeira da conscientização e da responsabilidade que nós temos, enquanto educadores, profissionais em educação e todo o segmento da sociedade, em relação à inclusão das pessoas surdas”, enfatizou o professor Joanatan Oliveira, coordenador do evento.

 

 

17 de maio de 2016 – Inicia nesta terça a Semana do Pedagogo na FACOL

O Curso de Pedagogia da FACOL realizará a Semana do Pedagogo 2016, no período de 17 a 21 de maio de 2016. Em sua segunda edição, o evento é um importante momento de reflexão e debate sobre o perfil e a atuação do Pedagogo em espaços escolares e não escolares. O tema geral do evento neste ano ressalta a diversidade inerente à educação, no tocante aos seus atores, tempos e espaços, ao mesmo tempo em que aponta para as diversas possibilidades de atuação do pedagogo. A programação inclui mesas de diálogo, palestras, minicursos, oficinas, dentre outras atividades. Também serão realizadas sessões de comunicação oral dos TCCs (trabalhos de conclusão de curso) dos alunos concluintes das turmas de sétimo período (nos turnos tarde e noite). E, no Dia Nacional do Pedagogo (20 de maio), teremos um Festival Pedagógico, um momento lúdico e recreativo, com música, dança, teatro, poesia e mostra de vídeos.

 

ADMINISTRAÇÃO

8 de junho de 2018  – Palestra do curso de Administração aborda trajetória do fundador da FACOL

O Teatro Tabocas ficou lotado, na noite desta quinta-feira (07). Estudantes dos cursos de Administração, Logística e Ciências Contabéis prestigiaram a palestra do fundador da FACOL, Paulo Roberto Leite de Arruda.

O evento, que abordou o empreendedorismo, teve como tema “Uma História de Sucesso”. Paulo Roberto detalhou sua trajetória desde a infância e, mais tarde, a fundação do Sistema Educacional RADAR, da Faculdade Osman Lins, da Clínica Universitária de Reabilitação, Educação e Saúde (CURES) e a Cidade Universitária Governador Marco Maciel (CDUGMMA).

A palestra foi organizada pelo quarto período do curso de Administração. Antes da palestra, os participantes contaram com apresentação cultural, realizada por estudante da instituição de ensino.

Evento comemora 15 anos da Lei LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

A Facol junto ao curso de Administração comemorou com um café da manhã e bolo os 15 anos da Lei  10.436/2002, conhecida como Lei de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), fundamental  para  da Comunidade Surda Brasileira. Foi um marco o reconhecimento das LIBRAS como a segunda língua oficial do país. Indiscutivelmente uma conquista significativa que deve ser efetivamente respeitada como direito dos surdos, em todos os âmbitos, sobretudo nas questões que norteiam a educação bilíngue na sociedade.

 

Encontro do Administrador FACOL 2017

O Encontro do Administrador FACOL 2017 teve o tema “Empreendedorismo em Momentos de Desafios”, a programação ocorreu de 13 a 15 de setembro. A solenidade de abertura aconteceu no Ginásio de Esporte Geraldo Lima, no campus da instituição. Na noite de abertura, o evento contou com palestra de Joaquim Neto Barbosa, sócio da rede JNB Advogados. Na quinta-feira, ocorreram os minicursos e desfile da grife Prata da casa. Encerrando o encontro, na sexta-feira, aconteceu o Bate-papo Empreendedor, com a participação de Flávio Vasconcelos, sócio do Papo Universitário, e Pedro Monteiro, sócio do Merkadão Souza; Empresa de renome na Cidade.

 

Quinta edição do Seminário Bilíngue FACOL ocorre nesta quarta

Com o objetivo de fomentar discussões sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a Faculdade Osman Lins (FACOL) realizou, na noite de quarta-feira 06 de dezembro, a quinta edição do Seminário Bilíngue. O evento ocorreu no Teatro Tabocas, no campus da instituição de ensino. Teatro de surdos, palestras e debates contemplaram a programação, que teve como tema “Crenças e preconceitos em torno da língua brasileira de sinais e da realidade surda”. A produção do evento foi dos cursos Administração, Pedagogia, Logística, Direito e Fisioterapia. “O foco é reforçar e promover a importância da educação bilíngue para Surdos e ouvintes”, enfatizou o professor Joanatan Oliveira, coordenador do evento.

 

25 de maio de 2016 – FACOL sedia o II Seminário Bilíngue: Libras? Que língua é essa?

Os Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Logística, Pedagogia, Sistemas de Informação realizou no dia 25 maio de 2016, na FACOL/Vitória de Santo Antão, o II Seminário Bilíngue: Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua brasileira de sinais e da realidade surda.  Bilíngue dos Surdos. O Seminário teve como objetivo fomentar discussões sobre línguas de sinais, educação de surdos, culturas e identidades surdas, etc., a fim de reforçar e promover a importância da educação bilíngue para surdos.

FACOL comemora 50 anos do curso de Administração no Brasil‏

O Encontro do Administrador Facol 2016, realizado pela Faculdade Osman Lins nos dias 10 a 11 de setembro 2016, para homenagear os 50 anos do curso de Administração no Brasil. Na abertura do evento o coordenador de Administração da instituição professor Mestre Rafael Anderson, ressaltou a importância da data. Participaram das comemorações alunos e professores da Instituição. Ainda contou com a participação de Arnaldo Xavier, proprietário da Rota do Mar, ele destacou a sua vivência de seus primeiros negócios, demonstrando aos acadêmicos os desafios e conquistas alcançadas ao longo da jornada administrativa. Além disso, estava ocorrendo simultaneamente minicurso sobre Inglês Instrumental para administradores com a colaboração do Senac. Na quadra da Facol, a exposição das empresas parceiras, entre elas: SEBRAE, SENAC, Maria Brasileira, Clínica Taquechel, Pronto Gráfica, Studio D, Contas.com Serviços Contábeis, Cidiz, Estrela Joias, Joelma Sports, entre outras.

A coordenadora Pedagógica do SENAC Lucyellen Albuquerque e a Instrutora Rejane França, destacaram a importância em promover a participação do Senac em Vitória, como também essa interação com aluno, no objetivo de formar profissionais para comércio, bens, serviços e turismo.

Eventos:

I Seminário Bilíngue na FACOL: Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da Língua Brasileira de Sinais e da realidade surda

Local: Facol Data: novembro/2015.2

II Seminário Bilíngue na FACOL: Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da Língua Brasileira de Sinais e da realidade surda.

Local: Facol Data: maio/2016.1

III Seminário Bilíngue na FACOL: Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da Língua Brasileira de Sinais e da realidade surda.

Local: Facol Data: maio/2016.2

IV Seminário Bilíngue na FACOL: Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da Língua Brasileira de Sinais e da realidade surda

Local: Facol Data: novembro/2017.1

V Seminário Bilíngue na FACOL: Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da Língua Brasileira de Sinais e da realidade surda

Local: Facol Data: abril/2017.2

A LIBRAS é a língua da comunidade surda no Brasil e cada vez mais tem conquistado espaços nas Universidades e Instituições de Ensino com o ingresso de alunos surdos em vivências com alunos ouvintes. A realização destes eventos garante o estabelecimento de um espaço de discussão e troca de experiências dos profissionais na área de LIBRAS no qual foram convidados pesquisadores que socializaram as experiências e interagiram com outros pesquisadores, profissionais e aprendentes presentes. Os eventos contemplaram especificamente as temáticas envolvendo a difusão da LIBRAS com ênfase no marco legal, além de círculos de diálogos sobre educação bilíngue e práticas inclusivas. O mesmo também oportuniza aos futuros profissionais uma grande troca de experiências na difusão dessa língua.

Sendo assim, os eventos são relevantes do ponto de vista científico, bem como, quanto o impacto social e educacional para valorização da Comunidade Surda. O objetivo foi fomentar a pesquisa e difusão da LIBRAS, a capacitação de profissionais de outras áreas do saber e dos Intérpretes de LIBRAS, socializando novas pesquisas no campo da Surdez e da Línguas de Sinais, proporcionando um espaço amplo de discussões a respeito do tema e seu intercâmbio com diferentes partes do Brasil;

07 de Junho de 2015 – Alunos do curso de Administração visitam a fábrica da Natulab na Bahia.  

Alunos da FACOL, Faculdade Osman Lins com a coordenação do professor Rafael Anderson e a professora Lara couto, visitaram a Natulab Laboratório Farmacêutico no período de 05 a 07 de junho 2015, pois se trata de uma empresa farmacêutica brasileira Com sua planta fabril situada no município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano a empresa tem representações em todo o território nacional. Na ocasião foram feitas palestras pelos diretores da empresa bem como visita aos diversos setores. A viagem seguiu com visita por diversas empresas em salvador.

 

 

ARQUITETURA E URBANISMO

Dia do Arquiteto e Urbanista na FACOL é celebrado com palestras

O Dia do Arquiteto e Urbanista na FACOL foi comemorado na noite da segunda-feira 27 de novembro. Alunos e convidados prestigiaram palestras com especialistas da área. O evento ocorreu no Teatro Tabocas, no campus da instituição e contou também com o sorteio de brindes para o público.

A programação foi aberta com a palestra de Vanessa Teles, sócia do escritório AmmA Arquitetura, que abordou “Projetos de interiores residenciais e comerciais”. Em seguida, foi a vez da arquiteta Andressa Leite ministrar sobre “A importância da Iluminação na Arquitetura”.

A noite foi encerrada com a palestra sobre “Gestão de obras em Shopping e Projetos residenciais e comerciais”, com a arquiteta Cynthia Lorena, sócia do escritório Lorenas Arquitetura, design de interiores e engenharia. “O intuito do evento é que os alunos consigam entender as várias áreas de atuação da profissão escolhida”, enfatizou Laila Duarte, coordenadora do curso.

Curso de Arquitetura e Urbanismo Visita Técnica aos povos Xukuru – Grupo Indígena Brasileiro que habita a Serra do Ororubá, no município de Pesqueira – PE

Conhecer o território e conflitos sociais em terras indígenas; território e identidade indígena em perspectiva; educação, ações afirmativas e saberes indígenas o alunos fizeram a visita no dia 07 de outubro de 2017. Sob a orientação e acompanhamento do docente Joanatan Oliveira, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos e a compreensão “in loco”, das teorias estudadas academicamente na disciplina de Sociologia Antropológica.

25 de outubro 2017 – Alunos de arquitetura e urbanismo Facol fizeram Visita técnica a Casa Cor 2017

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Osman Lins (FACOL) participaram nos dias 25 e 26 de outubro visita técnica a Casa Cor 2017, a exposição no Museu do Estado de Pernambuco e ao Cais do Sertão, ambos no Recife.

Na CasaCor, os alunos conheceram as tendências do mercado de arquitetura de interiores para 2018. A mostra acontece pela segunda vez consecutiva no casarão na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças. Datado de 1922, o lugar abrigará 43 ambientes decorados, como cozinha, área de lazer, sala e quartos. Já no Museu do Estado de Pernambuco, os estudantes conheceram a exposição ‘Cidades do Nordeste: do pote à rua’, que detalha o início da arquitetura no Nordeste.

A mostra traduz em imagens detalhes ricos para o olhar profissional, proporcionando um reencontro com soluções simples e criativas, artesanais e de surpreendente sofisticação. No Cais do Sertão, os alunos tiveram acesso aos fortes contrastes que marcam a vida nos sertões nordestinos, proporcionando uma experiência de imersão nesse universo. Inaugurado em abril de 2014, o Módulo 1 do Cais do Sertão comporta uma exposição permanente e interativa sobre a cultura sertaneja e promove uma grande celebração da vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Alunos de Arquitetura e Urbanismo visitam Mostra DeAaZ Decor e o RioMar Casa 2017

Com a finalidade de aprofundar o conhecimento e ter o olhar mais aguçado sobre a arquitetura de interiores, alunos do primeiro período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Osman Lins (FACOL) visitaram, no dia 24 de maio, a Mostra DeAaZ Decor 2017, no Shopping Paço Alfândega, e o RioMar Casa 2017. As mostras apresentaram projetos locais do mercado, os novos conceitos em decoração e design, além de novas experiências e possibilidades para a decoração da casa, de lojas, escritórios e outros espaços.

Os estudantes foram acompanhados pela coordenadora do curso, Laila Duarte, e o professor Joanatan Oliveira. “Os alunos conheceram mais sobre cada ambiente e seus diferenciais, quais as tendências do ano, qual o estilo de decoração eles viram e que tem interesse em trabalhar futuramente e o principal, estavam dispostos a absorver o máximo de conhecimento nesse mundo que para eles é ‘tão novo’, que é o da arquitetura”, enfatizou Laila.

Curso de Arquitetura e Urbanismo Facol – Visita aos povos Xukuru – Grupo Indígena Brasileiro que habita a Serra do Ororubá, no município de Pesqueira – PE.

No dia 22 de abril sob a orientação e acompanhamento do docente Joanatan Oliveira, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos e a compreensão “in loco”, das teorias estudadas academicamente na disciplina de Sociologia Antropológica. O 1º Período do Curso de Arquitetura e Urbanismo fez a Visita Técnica aos povos Xukuru para compreender que por trás das lutas dos povos indígenas, mas do que o direito legítimo ao território existe um projeto de sociedade, no qual se busca assegurar o direito de existência social e cultural baseada em um modo de vida plural, que respeita e inclui a diferença como um direito humano.

LOGÍSTICA

25 de abril de 2018 – Palestra celebra os 16 anos da Lei de Libras

A passagem dos 16 anos da Lei 10.436/2002, conhecida com a Lei de Libras – Língua Brasileira de Sinais, foi celebrada pela FACOL com palestra, na terça-feira 24 de abril, no Silogeu Professor José Aragão, em Vitória. O evento teve como tema “Movimentos e lutas da comunidade surda brasileira”.

Os avanços e retrocessos foram abordados pelas palestrantes Carolina Longman Vieira, da Universidade Federal da Paraíba, e Maria Rita Barbosa, da Universidade Federal de Pernambuco.

O evento foi prestigiado por alunos dos cursos de Fisioterapia, Logística, Direito e Administração. Estudantes das Pós-Graduações em Libras e Psicopedagogia, do núcleo de Vitória, também compareceram a palestra.

 

12 de maio de 2017 – IV SIMPÓSIO DE LOGÍSITCA FACOL

O evento realizado pela coordenação do curso de logística ocorra nos dias 10, 11 e 12 de maio, cujo tema foi os novos desafios da logística com palestras sobre os Profissionais de Logí­stica: carreira e empregabilidade; Planejamento Logístico Integrado; Negociação para Compradores, sob a orientação da Prof.ª Lara Couto, o público de alunos do curso de logística e administração bem como os docentes.

08 de maio de 2017 – Alunos do curso de logística realizam visitas técnicas

Estudantes do curso de Logística da FACOL realizaram, nos últimos dias 02 e 07 de maio, visitas técnicas na Raça Distribuidora e na fábrica da Docile, em Vitória de Santo Antão.

Alunos do segundo e terceiro período participaram da ação, que fez parte do conteúdo programática das disciplinas de Terceirização de serviços logísticos e Administração de operações e gestão de fretes.

Para a professora Lara Couto, as visitas constituem-se como necessárias para o desenvolvimento profissional dos alunos. “Desenvolve habilidades e competências logísticas, assim como apresenta a parte prática da Logística, verificando os processos de distribuição e comparando as ferramentas operacionais utilizadas pela empresa”, enfatizou.

05 de maio de 2016 – Abertura do III Simpósio de Logística & VI Sintonia FACOL.

No dia 05 de maio de 2016 ocorreu o III Simpósio de Logística & VI Sintonia FACOL, sendo direcionados a estudantes, professores e/ou profissionais de logística da FACOL que desejam se capacitar e discutir temáticas relacionadas a cadeia de logística integrada no Estado de Pernambuco. Este Simpósio de logística tratou de temas relevantes para o público alvo, considerando as discussões de temáticas atuais acerca dos investimentos logísticos em Pernambuco, tomando como base os novos empreendimentos que estão se instalando no Estado, principalmente na região da Vitória de Santo Antão e cidades circunvizinhas. O objetivo principal do Simpósio é apresentar e discutir temas acerca da cadeia de logística integrada visando despertar o interesse do debate frente às possibilidades de investimento e de inserção no mercado de trabalho no Estado.

08 de março de 2016 – Alunos de Logística realizam visita técnica ao Porto do Recife.

Unindo teoria e prática, estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Logística – da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (Facol) – orientados pela professora Lara Couto, realizaram uma série de visitas técnicas a plantas fabris, alfândegas e instalações portuárias, a fim de conhecer de perto a qualidade dos serviços e a infraestrutura de estabelecimentos e modais que dão conta de grande parte do desenvolvimento econômico do país, em particular do Estado de Pernambuco. A finalidade das aulas de campo sempre são a de proporcionar ao discente conhecimento e habilidades, exigindo que os futuros profissionais da Logística adotem uma mentalidade de aprendizado contínuo para manter suas aptidões atualizadas. Para Lara, as realizações práticas do currículo de logística sinalizam para a desobstrução dos gargalos de mão de obra existentes no segmento e para a capacitação profissional, fundamentando-os para atender as demandas existentes.

II Ciclo de palestras em logística FACOL

  • Perspectivas de Investimentos em Pernambuco – Adierson “Consulado Americano”
  • Infraestrutura do Governo do Estado no aspecto Logístico como base a Interiorização da Indústria de Pernambuco- Roberto Peixoto “Subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Estado”
  • Logística Reversa dos Correios-João Antero “Assessor de Comércio Exterior dos Correios”
  • Consultoria Internacional- Cristina Ramires “Consultora Internacional-MVM Consultoria Internacional Ltda”

11 de março de 2016 – Indústria Guararapes Riachuelo Natal/RN

A visita foi guiada sob a orientação professora Lara couto, aonde a indústria apresentou a Logística, Distribuição, Novos Projetos, Estoque e Terceirização que a empresa contém.

I Simpósio de Logística – os desafios de uma era competitiva 18,19 E 20 DE maio 2015

O 1° Simpósio de Logística da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins – FACOL que acontecerá no período de 18 a 20 de maio é direcionado a estudantes, professores e/ou profissionais de logística da FACOL que desejam se capacitar e discutir temáticas relacionadas à cadeia de logística integrada no Estado de Pernambuco.

 

Este primeiro Simpósio de logística tratará de temas relevantes para o público alvo, considerando as discussões de temáticas atuais acerca dos investimentos logísticos em Pernambuco, tomando como base os novos empreendimentos que estão se instalando no Estado, principalmente na região da Vitória de Santo Antão e cidades circunvizinhas.

O objetivo principal do Simpósio é apresentar e discutir temas acerca da cadeia de logística integrada visando despertar o interesse do debate frente às possibilidades de investimento e de inserção no mercado de trabalho no Estado.

  • Transporte e o crescimento do polo industrial do Estado de Pernambuco, fatores que impulsionam o processo de logística no Estado.
  • Dr Isaltino Nascimento-Secretário Transporte do Estado de PE
  • Dr Alberto Galvão- Vice-Presidente da AD DIPER Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco

A Transnordestina uma reestruturação da cadeia logística na melhoria

 

ALUNO EMPREENDEDOR FACOL – 7 e 8 maio de 2015 (Logística, Administração, Turismo e Gastronomia)

Palestras sobre: Gestão Estratégica Empresarial – Luciano Lopes Trade Marketing UNILEVER; e sobre fretes: conceitos e ferramentas de gestão – Marcelo Andrade Gerente de Logística GERDAU. A Intermodalidade das rodovias, portos e a importância da formação de profissionais para o mercado logístico – Olavo Lima “Presidente do Porto Recife”

07 de maio de 2015 – II simpósio de logística – oportunidades e inovações para reduzir custos e melhorar os serviços logísticos

A convite da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL), o Porto do Recife participou do 2º Simpósio de “Logística, Transporte e Comércio Exterior: explorando as oportunidades e inovações para reduzir custos e melhorar os serviços logísticos” que abrangeu as áreas de Administração e Logística empresarial.  O representante do Porto, Alexandre Costa, Coordenador de Engenharia, ministrou uma palestra, no último dia 7, às 19h, sobre a intermodalidade das rodovias e portos, e a importância da formação de profissionais para o mercado logístico. Cerca de 200 alunos e alguns docentes prestigiaram a explanação que aconteceu no auditório da instituição. Segundo Costa, “a participação nesses eventos é de uma singularidade exorbitante, pois os alunos conseguem ganhar uma dimensão mais prática das operações nos portos e o ancoradouro recifense consegue divulgar o que acontece por aqui”, ressaltou o Coordenador.

Visita técnica distribuidora Galdino

 A Facol – faculdade Osman Lins da costa através da coordenação do professor Rafael Anderson e orientação professora Lara Couto, realizou a visita técnica no dia 11 de março de 2016 com objetivo de desenvolver habilidades e competências Logísticas, assim como apresentar a parte prática da Logística, verificando os processos da Distribuição, observando a logística utilizada pela distribuidora, avaliando as habilidades práticas dos processos logísticos, verificando e comparando as ferramentas operacionais utilizadas e identificando as principais qualidades na logística da empresa. As aulas foram apoiadas na discussão e debate em grupo acerca dos temas expostos no conteúdo programático e nas visitas técnicas.

TURISMO

10 de novembro de 2017 – alunos de turismo Facol fazem visita técnica a NATAL/RN

Na última sexta-feira (10) alunos do curso de Turismo da Facol , acompanhadas pelo professor e também coordenadora do curso Flávio Maia, realizaram mais uma visita técnica com Destino a Natal , aonde foi desenvolvido o roteiro com os alunos em sala e colocado em ação seguiu pelo litoral sul , passando por Tabatinga , Buzios, chegar em Priangi do Norte aonde fica o maior cajueiro do Mundo. A atividade turística local foi estudada e pesquisada com a comunidade, na ocasião tiveram visita ao SERHS hotel recebido pela sra Doris gerente executiva do empreendimento bem como o restaurante NAU frutos do mar, dessa forma os alunos vivenciaram a experiência turística em loco.

01 de maio de 2107 – Turismo Facol faz Visita técnica Hotel Canarius Gravatá.

Alunos do curso de turismo facol foram ao dia 01 de maio, realizar a visita ao equipamento turístico hotel Canáruis em Gravatá/PE, na ocasião recebida pela gerente Arytusa que apresentou todos os setores do hotel.

Visita ao restaurante Mania Caseira, referência em gastronomia e turismo, alunos Facol

Visita Técnica a Fazenda Nova – espetáculo Paixão de Cristo 2015.

   A realização da visita técnica a Fazenda Nova situada no Município de Brejo da Madre de Deus/pe, com os acadêmicos dos cursos de Turismo, Gastronomia e sequenciais, busca visitar e conhecer o espaço como também o evento da Paixão de Cristo em Fazenda Nova, aonde a Sociedade Teatral de Fazenda Nova está se preparando a realização da 47ª temporada da Paixão de Cristo, dentro das muralhas da Nova Jerusalém. A cidade teatro de 100 mil metros quadrados, obra idealizada e construída pelo criador de Plínio Pacheco, que fica no distrito de Fazenda Nova, a 180 km da capital pernambucana.

Essa visita permite que os alunos possam conhecer todo o evento como também entender o planejamento do mesmo e sua contribuição para a economia local e estadual, dessa participar da logística de um todo e entender a partir de um olhar acadêmico como proceder com o mercado atual e globalizado pode oferecer oportunidades.

06 de novembro de 2015 – alunos turismo Facol fazem Visita técnica a MACEIÓ/AL

A visita aconteceu com o roteiro desenvolvido com o alunos de turismo FACOL aonde os mesmo fizeram com orientação do professor José Wellington e o coordenador Flávio Maia o roteiro seguiu com city Tour por Maceió, com um  passeio pelos principais pontos turísticos e históricos da cidade. Terá uma visita panorâmica ao histórico bairro de Jaraguá, seguindo ao centro de Maceió passando pela Catedral Nossa Sra. dos Prazeres, Igreja de São Gonçalo, Praça Floriano Peixoto, Palácio do Governo, Igreja do Bom Jesus dos Martírios, Academia Alagoana de Letras, Praça Deodoro e Teatro Deodoro. Houve uma parada para fotografias no mirante de São Gonçalo. No retorno, o passeio incluirá passagem pelas praias de Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara e ao Centro de Artesanato de Maceió. Ainda ocorreu visita ao hotel da rede RITZ e os alunos foram recebidos pelo executivo de contas Wagner que apresentou e explicou todos os setores do hotel.

Alunos do curso de turismo FACOL fazem atividade de lazer no Instituto Vitória Humana (Vitória de Santo Antão/PE)

Alunos de Turismo e gastronomia FACOL fazem visita técnica Praia de Pipa/RN.

Visita técnica Eco Village Resort. Turismo FACOL.

Turismo Facol marca presença no festival de turismo de João Pessoa/PB

Dia do Turismólogo em comemoração com palestras

A comemoração do dia do Turismólogo foi abrilhantada com palestras do sr. Sergio Aroucha – ex presidente da ASTUR -PE(associação dos Secretários de Turismo de Pernambuco)  e o SR. Abraao Lincon com tema: Turismo Digital sr. Bruno Malafaia  – executivos da Schultz operadora de turismo com o tema O MERCADO DAS OPERADORAS DE TURISMO NA WEB. Os alunos prestigiaram com a certeza de entender os novos mercados e ferramentas para o turismo.

28 de setembro de 2016 – técnica ao Veneza Water park