Nesta seção você encontrará algumas atividade de extensão já realizadas ou em andamento no âmbito dos cursos de graduação da FACOL, na área de Saúde.

EDUCAÇÃO FÍSICA

11 de maio de 2018Projeto FACOL – Judô participa de competição em Paulista.

Alunos do projeto FACOL Judô estiveram no SESI Paratibe, na cidade do Paulista, para participaram, no último sábado (05), da Copa Marcílio de Judô, vinculada a Federação Pernambucana de Judô. Além dos atletas do projeto os professores Hugo Andradre, Carlos Oliveira, Danilo Santos e Francisco Fernandes estavam atuando como árbitros neste evento. Mais de 600 atletas participaram da competição, que contou com oito áreas de combate.

25 de outubro de 2017Equipe de futsal masculino da FACOL estreia nos JUBs com vitória.

Representando Pernambuco na modalidade de futsal masculino, a equipe da Faculdade Osman Lins (FACOL) estreou nos Jogos Universitários Brasileiros com vitória. Em partida realizada nesta terça-feira (24), os vitorienses venceram por 3×1 a União Pioneira da Integração Social (UPIS), de Brasília/DF. Os gols, da equipe comandada pelo técnico Diêgo de Deus, foram marcados por Diógenes – que mandou no fundo do gol duas vezes –  e Cleodon. A FACOL volta a quadra na tarde desta quarta-feira (25), às 17h, horário de Pernambuco. O confronto será contra o time do Celso Lisboa/RJ.

Atletas da FACOL Judô representam Pernambuco nos Jogos Universitários Brasileiros

Após conquistarem os Jogos Universitários de Pernambuco (JUPs), os atletas Fernando Matos Junior e João Vitor Felix da Silva, da equipe FACOL Judô, estão representando Pernambuco na 65º edição Jogos Universitários Brasileiros.  A competição ocorre de 19 a 22 de outubro, no estado de Goiás.

Fernando Junior, estará disputando na categoria até 100kg. O atleta terá o desafio de enfrentar atletas de referência nacional e com base de seleção. Já o atleta João Vitor Félix estará na categoria até 90kg. “Os atletas estão motivados para mais um grande desafio, e oportuniza esse fim de semana para elucidar o compromisso que ele tem com a FACOL. Pernambuco está sendo bem representado em várias modalidades”, enfatizou o professor e treinador Francisco Fernandes.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU). A cerimônia de abertura acontece na noite desta quinta-feira (19), com o desfile das delegações de 26 Estados da Federação e o Distrito Federal.

4 de setembro de 2017Gincana interdisciplinar encerra Semana do Profissional de Educação Física

Com Gincana interdisciplinar com as turmas do curso de Educação Física, que teve como campeão o segundo período, foi encerrada, na última sexta-feira (1º), a primeira edição da Semana do Profissional de Educação Física da FACOL. O evento teve início na segunda-feira (28) e contou com palestras, minicursos, apresentações culturais e exposição de pôsteres. A programação ocorreu no Teatro Tabocas, no Ginásio de Esporte Geraldo Lima, além das salas de aulas e laboratórios. Além da gincana, o encerramento contou com a participação dos professores de ginástica do FitDance.

Apresentação cultural e palestras abrem Semana do Profissional de Educação Física FACOL

Com apresentação cultural de grupo de capoeira e conferência com Manoel da Cunha Costa, doutor em Ciências de Desporto, teve início na noite desta segunda-feira (28) a Semana do Profissional de Educação Física FACOL.  As ações ocorreram no Ginásio de Esportes Geraldo Lima e no Teatro Tabocas, no campus da instituição. A programação segue até sexta-feira. A conferência teve como tema: “Perspectivas e desafios do profissional de Educação Física”. A coordenadora pedagógica, Heronita Dantas, e o coordenador do curso de Educação Física, Elias de Deus, e professores participaram da abertura. Os egressos Bruno Santinni, Carlos Nascimento, George Galvão, Heitor Oliveira, Lydson Cosme e Marcelino Filho também palestraram na noite de abertura, tendo como tema: “Relatos de experiência dos profissionais formados pela instituição.

Nesta terça-feira (29), das 19h às 22h, ocorrem minicursos com os temas: Metabolismo durante o exercício físico; Pilates; Bases do treinamento intervalado; Atividades físicas em academia; Avaliação Multifuncional; e Futebol na Europa e no Brasil.

No dia 30, das 19h30 às 21h30, no Teatro Tabocas, mesa redonda com o tema: “Atuação do Profissional de Educação Física no atendimento às pessoas com necessidades especiais: Desafios encontrados”. Saulo Fernandes Melo de Oliveira, Lucia Inês Guedes Leite de Oliveira e Ameline da Conceição Reubes Leonildo serão os conferencistas. A mesa será coordenada pela professora Talita Pires.

FACOL Judô representa Vitória de Santo Antão na Copa AABB Recife

A equipe FACOL Judô representou com êxito o município da Vitória de Santo Antão com atletas iniciantes na modalidade e obtiveram mais uma vez excelentes resultados na Copa AABB Recife. Realizada pela Federação Pernambucana de Judô (FPJU), a competição ocorreu no último sábado (12).

O saldo positivo consolidou a cidade como celeiro de atletas em inúmeras modalidades. Foram oito competidores, classe iniciante que contribuíram para o quadro de medalhas, conquistando assim oito medalhas.

“Estamos muito felizes com a evolução da equipe. O professor Carlos Oliveira tem feito um relevante trabalho. Além Técnico é um excelente amigo”, comentou o professor Francisco Fernandes, da equipe CTA Judô.

Nos Jogos Universitários, FACOL vence no futsal e futebol masculino com goleadas

A Faculdade Osman Lins (FACOL) segue com bons resultados nos Jogos Universitários de Pernambuco. Neste final de semana, as equipes de futsal e futebol masculino venceram com goleadas, pela terceira rodada da competição.

No Estádio Barbosão, em Chã Grande, a equipe de futebol venceu a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) por 5×1. A partida ocorreu na manhã do domingo (11). O próximo confronto ocorre dia 18, contra a UNINASSAU, também no Estádio Barbosão, às 9h30. Já no Ginásio de Esportes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), os meninos do futsal da FACOL venceram a UFRPE por 7×0. A próxima partida será contra a ASCES. O local e data do confronto ainda não foram divulgados.


19 de dezembro de 2017
FACOL conquista tricampeonato nos Jogos Universitários de Pernambuco

Com campanha invicta, a Faculdade Osman Lins (FACOL) conquistou, neste domingo (17), o tricampeonato nos Jogos Universitários de Pernambuco (JUP’s), na modalidade de futebol de campo masculino. A partida foi realizada contra a UNINASSAU, no Estádio Barbosão, no município de Chã Grande.

A equipe comandada por Beto Coelho conquistou o título com o placar de 3×1. Os gols foram marcados por Flavinho, duas vezes, e Diógenes, de pênalti.  Com o tricampeonato, a equipe irá representar o estado de Pernambuco nacionalmente.

26 de outubro de 2017 – Nos JUBs, FACOL vence e se classifica para semifinal

A equipe de futsal masculino da Faculdade Osman Lins (FACOL) segue representando Pernambuco com maestria nos Jogos Universitários Brasileiros. Em partida realizada nesta quinta-feira (16), os vitorienses venceram por 4×3 a equipe de Goiás e se classificaram para a semifinal da competição. Os gols da vitória foram marcados por Jonh, Cleodon e GG, que mandou no fundo da rede por duas vezes. Nesta sexta (26), o time comandado pelo técnico Diêgo de Deus volta a quadra para enfrentar a UNIP/SP. A partida ocorre às 18h30, horário de Pernambuco. Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU). Neste ano, participam da competição os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal. A competição ocorre em Goiânia/GO.

Curso de Educação física da Facol realiza ação em porto de galinhas

Alunos do primeiro e quinto período do curso de Educação Física da Faculdade Osman Lins (FACOL) participaram de ações de lazer e recreação na Praia de Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Fernando, Adriana e Ana Raquel. As atividades faz parte das disciplinas de Lazer e Recreação Organização de Eventos. Objetivo foi aplicar a prática os conhecimentos recebidos em sala de aula.

24 de março de 2017 – Alunos de Educação Física da Facol participam da primeira fase do Pernambucano de Judô

Alunos do 5º e 6º período do curso de Educação Física da Faculdade Osman Lins (FACOL) participaram, no último sábado (18), da primeira fase do Campeonato Pernambucano de Judô. A etapa serve como pontuação para o ranking nacional da Federação Brasileira de Judô. Cerca de 400 atletas participaram do evento, que ocorreu na quadra do Centro Acadêmico de Vitória (CAV). O objetivo dos estudantes foi de poder participar como colaboradores do evento e terem a oportunidade de ver de perto lutas oficiais do calendário da Federação Pernambucana de Judô. Os alunos também tiveram oportunidade de conhecer atletas da Seleção Brasileira de Base, como Gabriel Pinheiro, e a professora Gemima Alves, ex-atleta olímpica. O evento ocorreu das 9h às 17h30, em parceira com Federação Pernambucana de Judô, FACOL, Núcleo de Educação Física da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e empresas privadas.

6 de junho de 2016FACOL realiza eventos para o curso de Educação Física

O curso de Educação Física da Facol está promovendo minicursos com diversas temáticas nas áreas de educação e saúde. Ministrados  por palestrantes convidados, as atividades teóricas e práticas  ocorreram no dia 06 de junho no período da noite. Os minicursos são: Fisiopatologia da Hipertensão Arterial e Prescrição de Exercícios para Hipertensos. Conteúdo a ser ministrado: Conceito e classificação da hipertensão arterial, epidemiologia e prevenção da hipertensão arterial, fisiopatologia da hipertensão, exercício físico como ferramenta de controle e prevenção, benefícios do treinamento aeróbico e anaeróbico para hipertensos. Outro foi: Fisiopatologia da Diabetes e Prescrição de Exercícios para Diabéticos. Conteúdo a ser ministrado: Conceito e classificação da Diabetes, epidemiologia e prevenção da Diabetes, fisiopatologia da Diabetes, exercício físico como ferramenta de controle e prevenção, benefícios do treinamento aeróbico e anaeróbico para diabéticos.

 

23 de maio de 2016Alunos de educação física da FACOL realizam testes de aptidão física em atletas de judô e jiu-jitsu

Alunos do 6º período neste sábado(21), estiveram no CTA – Centro de Treinamento e Artes Marciais para aplicação de atividades físicas. As referidas avaliações tinham como objetivo identificar desde o nível de flexibilidade até o nível de esforço em luta. Para o professor da disciplina de Lutas II, Francisco Fernandes, foi de extrema valia, pois a FACOL através desses futuros profissionais inseridos no contexto educacional mostraram que são capazes de juntos promoverem grandes ações e excelente repercussão. Os testes aplicados no dia foram: Uchi-komi TEST, Manoel Garcia TEST, SJFT, Flextest, Dobras Cutâneas, pressão Manual e relação do peso corporal de massa magra e gorda.

 

ENFERMAGEM

16 de maio de 2015 – 4ª semana de enfermagem e 1ª mostra científica Facol.

A quarta edição da Semana da Enfermagem FACOL e 1ª Mostra Científica foi marcado pelo sucesso. Estudantes e convidados participaram do evento, realizado no campus da instituição de ensino. Com o tema “A atuação da Enfermagem nas dimensões do cuidar”, a programação teve início na quarta-feira (16) e seguiu até a sexta-feira (18), com palestras, minicursos, mesa redonda, exposição de trabalhos e momentos culturais.

Na noite de abertura, o evento contou com apresentação dos jovens do projeto Dom de Deus e palestra de Rodrigo Patriota, que abordou a atuação do enfermeiro nas intoxicações exógenas. No segundo dia, foi realizada palestra, oficina e a 1ª Mostra Científica, com exposições de trabalhos acadêmicos. No encerramento, apresentação de simulação de atendimento de múltiplas vítimas com classificação de risco, palestra e gincana entre turmas.

26 de abril de 2018 – FACOL participa da Feira de Saúde, em Moreno, e oferece serviços gratuitos à população

A Faculdade Osman Lins (FACOL) participou, na última terça-feira (24), da Feira de Saúde, no município de Moreno. O evento, realizado na Praça da Bandeira, comemorou o Dia Mundial da Saúde. Em parceria com o Governo Municipal, os alunos da instituição de ensino ofertaram serviços gratuitos à população. Participaram da ação estudantes dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Odontologia. Os alunos prestaram serviços à comunidade, orientando aos cuidados com a saúde. Foram realizadas aferição de pressão e glicose, orientações sobre exames e os cuidados com a automedicação e a saúde bucal. Também foram promovidas atividades de dança com os participantes. “Quero aproveitar o dia de hoje para homenagear os profissionais que se dedicam para prestar um bom serviço, fortalecendo a saúde local e também agradecer a FACOL, que disponibilizou os estudantes da área de saúde para nossa atividade”, disse Ana Araújo, secretária municipal de Saúde.

26 de março de 2018 – Mês da mulher é celebrado com projeto na CURES.

O mês da mulher na Clínica Universitária de Reabilitação, Educação e Saúde (CURES) foi celebrado com a realização do projeto Mulherando. Em parceria com a Faculdade Osman Lins e o Centro Especial de Prevenção ao Câncer (CEPACA), foram ofertadas as participantes ações de saúde e beleza, na manhã desta quarta-feira (21). Estudantes do curso de Enfermagem da FACOL, Joana Darc Cabelereira e o Studio de beleza Eli Santos realizaram atividades laborais, aferição de pressão, massagem, design sobrancelha, corte e escova de cabelos e pintura de unhas. As mulheres participantes também contaram com um café da manhã e assistiram palestra sobre Câncer de Colo de Útero.

26 de março 2018 – Curso de Enfermagem da FACOL promove ações de educação e saúde em escolas públicas.

Um projeto desenvolvido por alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Osman Lins (FACOL) levou a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de moradores de Vitória de Santo Antão. Com o título “Saúde na Escola”, as ações ocorrem em escolas públicas da rede estadual e municipal, beneficiando os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades ocorreram nas escolas estaduais e municipais: Escola Cardeal Roncalli; Escola Guiomar Krause; Escola Professora Amélia; Escola CAIC Diogo De Braga; Escola Municipal Madre Tarcisia; Escola Municipal Lídia Queiroz Costa; Escola Professora Eudóxia de Alcantara Ferreira e Escola Madre Lucila Magalhaes. O planejamento das ações considera o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.  “Temos como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes e familiares por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino”, enfatizou o professor Joanatan Oliveira, responsável pelo projeto.

Para a efetivação dos objetivos e sucesso do das ações foi de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar. Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.

18 de outubro 2017 – Câncer de mama é tema de palestra na FACOL.

Com tema o “Câncer de mama: do diagnóstico ao tratamento”, o curso de Enfermagem realizou, nesta segunda-feira (16), palestra de conscientização ao movimento Outubro Rosa. O evento foi acompanhado por alunos de todos os períodos do curso. Glauber Leitão, médico oncologista clínico do Hospital das Clínicas, e Carla Holanda, empresária e paciente curada de câncer de mama, foram os palestrantes. No evento, também foram arrecadados produtos de higiene pessoal, enxaguatório bucal e lenços para cabeça, que serão destinados a pacientes.

10 de outubro 2017 – Alunos da FACOL realizam ações na Corrida Vapor da Vitória

Estudantes dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Enfermagem da FACOL participaram, neste domingo (08), de atividades práticas durante a primeira edição da Corrida Vapor da Vitória. Teste de glicemia, aferição de pressão, atividades laborais e avaliação de postura foram algumas das ações realizadas pelos alunos. A corrida teve percurso de 5km, passando por bairros de Vitória de Santo Antão, como Matriz, Livramento, Centro e São Vicente de Paulo. Os três primeiros colocados masculino e feminino foram premiados.

18 de setembro de 2017 – Curso de Enfermagem promove Ciclo de Palestras

O curso de Enfermagem da Faculdade Osman Lins (FACOL), promoveu durante os dias 14 e 15 de setembro um Ciclo de Palestras para estudantes da área de Saúde. A programação ocorreu durante a tarde, no Teatro Tabocas, no campus da instituição. O primeiro dia teve como tema “A Neurociência no Contexto Acadêmico”. Os palestrantes foram os professores Sâmia Lacerda, Ladyodeyse Santiago, Emanuella Barros, Cristiano França e Eudes Lorena. No segundo dia, a professora Emanuella Barros abordou na conferência “Doenças Negligenciadas no Estado de Pernambuco”. Além de estudantes da FACOL, o Ciclo de Palestras contou com as participações de alunos instituições externas.

2 de novembro de 2017 – Roda de conversa aborda parto humanizado

Estudantes do curso de Enfermagem da FACOL participaram, nesta segunda-feira (30), da roda de conversa sobre parto humanizado, com a participação da enfermeira Erika Ximenes. O encontro reuniu alunos de diversos períodos. A proposta da humanização do parto entende a gestação e o parto como eventos fisiológicos perfeitos, cabendo a obstetrícia apenas acompanhar o processo e não interferir buscando aperfeiçoá-lo.

12 de maio de 2016 – Semana da Enfermagem na FACOL

Durante toda esta semana, a coordenação do Curso de Enfermagem junto com os alunos do curso, estão participando das comemorações referentes a semana da enfermagem e ao dia do enfermeiro que acontecerá nesta quinta-feira, 12 de maio. O evento que teve início na terça-feira (10), segue até a próxima sexta(13). Nesta quarta-feira, na quadra poliesportiva haverá uma ação especial com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, peso e altura, esclarecimento sobre HIV/AIDS, entre outros. Além disso, está organizado junto com diversas  conferências, minicursos, oficinas, entre outras atividades que acontecerão na Instituição.

17 de fevereiro de 2016 – alunos do curso de enfermagem Facol participam da exposição de Anatomia.

A Coordenação geral do Curso de Enfermagem da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (Facol), através da Profª Carmela Alencar, e contando com a cooperação da Coordenação de atividades complementares do curso, na pessoa do Profº César Augusto, criaram novas formas de aprimoramento do desempenho de aprendizagem. Vale salientar que a FACOL será a primeira instituição a ter horário especial de visitação reservado a estudantes e professores do curso de Enfermagem. A visita será realizada no próximo sábado (20), às 14h, no Shopping Rio Mar. Haverá certificação e a atividade contará como atividade complementar, com carga horária preestabelecida.

 

A EXPOSIÇÃO – O FANTÁSTICO CORPO HUMANO

Mais de 150 órgãos reais compõem a exposição ‘O Fantástico Corpo Humano’, que abre as portas nesta quarta-feira (17), no shopping Rio Mar, na Zona Sul do Recife. A mostra propõe uma viagem realista pela anatomia humana, esclarecendo dúvidas sobre porque soluçamos, espirramos e funções de órgãos como a placenta. Os corpos que compõem a exposição internacional foram doados à ciência para fins didáticos e passaram por um processo chamado plastinação, em que há a substituição de toda água e gordura do corpo por polímeros plásticos coloridos. Com isso, não há mau cheiro, nem decomposição, retendo a maioria das propriedades originais. O passeio pelo interior do corpo humano é dividido pelos sistemas esquelético, muscular, nervoso, respiratório, digestivo, cardiovascular, circulatório e reprodutivo, contando ainda com um espaço especial sobre a vida fetal e a medicina moderna. É possível, assim, ter uma melhor compreensão de algumas doenças, como câncer de mama e cólon, cirrose hepática (do fígado), gravidez ectópica, artrite, osteoporose e fraturas ósseas.

FARMÁRCIA

10/03/2016 – CURSO DE FARMÁCIA PROMOVE CICLO DE PALESTRAS

Com objetivo de informar aos alunos da FACOL e público geral sobre as diversas áreas de atuação do profissional farmacêutico, a Coordenação do Curso de Farmácia da Faculdade Escritor Osman Lins promove um ciclo de palestras intitulado “Áreas de Atuação do Farmacêutico”. A palestras serão proferidas por farmacêuticos de grande experiência nas diferentes áreas de atuação, os quais irão relatar as diversas peculiaridades referentes as suas atuações, assim como mercado de trabalho. As palestras ocorrerão nas quintas-feiras dos meses de abril e maio, sendo abertas aos alunos da FACOL assim como ao público em geral.

14/04/2016 – A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO HOSPITALAR É APRESENTADA EM PALESTRA NA FACOL

Nos hospitais modernos, podem ser encontrados equipamentos sofisticados e complexos procedimentos cirúrgicos, sem contar os recursos de informática, que vêm conquistando cada vez mais espaço. Ao lado de toda essa tecnologia, o medicamento permanece como um dos insumos mais importantes, representando um poderoso instrumento capaz de curar, remediar e prevenir doenças.

O medicamento, no entanto, não pode ser considerado sinônimo de saúde, pois sua efetividade só é garantida quando usado de forma racional. Para maximizar os benefícios e minimizar os riscos, é incontestável a necessidade de um profissional responsável por todo o ciclo do medicamento dentro do hospital, desde sua seleção, negociação com fornecedores, armazenamento, controles, até a dispensação e o uso pelo paciente.

O reconhecimento da importância do uso racional do medicamento faz com que a farmácia hospitalar seja cada vez mais valorizada. O mercado de trabalho neste segmento encontra-se em franca expansão por uma série de razões, dentre as quais a necessidade de adequação às normas legais, busca por selos de certificação e, principalmente, por que os gestores dos hospitais públicos e privados entendem os benefícios de incluir o farmacêutico como parte integrante da equipe de profissionais da saúde

Neste contexto o farmacêutico hospitalar é o profissional responsável pela orientação de pacientes internados e ambulatoriais, visando sempre à eficácia terapêutica, racionalização dos custos e uso racional dos medicamentos, promovendo o ensino e a pesquisa, além de propiciar um vasto campo de aprimoramento profissional. Também atua na gestão dos estoques e logística farmacêutica, tendo o medicamento como insumo mais importante. Representa a Farmácia nas mais variadas comissões hospitalares, sendo uma referência em tudo que cerca o medicamento.

As atribuições do farmacêutico hospitalar no Brasil são definidas pela Resolução do CFF nº 492 de 26 de novembro de 2008, que regulamenta o exercício profissional nos serviços de atendimento pré-hospitalar, na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde, de natureza pública ou privada no Brasil. Para fins didáticos, as principais atribuições do farmacêutico hospitalar podem agrupadas em cinco grandes áreas:

  • Atividades logísticas;
  • Atividades de manipulação/produção;
  • Atividades focadas no paciente;
  • Controle de qualidade;
  • Atividades intersetoriais.

Com o objetivo de aproximar os alunos do curso de Farmácia da FACOL a coordenação do curso de Farmácia promove a palestra intitulada “A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA FARMÁCIA HOSPITALAR” a qual será proferida pela Farmacêutica Grace Kelly Cordeiro da Silva, que possui especialização em Farmácia Hospitalar e Clínica e Gestão em Saúde e Controle de Infecção além de Mestrado em Ciências Farmacêuticas, tendo atuado em vários hospitais na área de farmácia hospitalar e Clínica.

28/04/2016 PALESTRA DISCUTE A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA INDÚSTRIA

A história da indústria farmacêutica no Brasil, teoricamente, teve seu início com a chegada do primeiro farmacêutico, chamado Diogo da Costa, que desembarcou na Bahia em 1549, fazendo parte da comitiva de Thomé de Souza, primeiro Governador Geral da colônia portuguesa. A partir daí uma série de fatores contribuíram para o desenvolvimento dessa área no país. Atualmente no Brasil existem várias áreas de atuação para o farmacêutico na industria. Entre elas podemos citar:

  1. Indústria Farmacêutica e de Produtos Farmacêuticos de uso Veterinário
  • Industria de medicamentos alopáticos
  • Industria de medicamentos fitoterápicos
  • Industria de medicamentos homeopáticos
  • Biotecnologia
  1. Indústria Cosmética
  2. Indústria de Alimentos
  3. Indústria de Produtos Domissanitários
  4. Indústria de Produtos para Saúde

Em todas essas áreas acima citadas, o farmacêutico pode exercer diversas atribuições, entre elas podemos também destacar a produção, garantia de qualidade, controle de qualidade físico-químico e microbiológico, pesquisa clínica, Farmacovigilância, Cosmetovigilância e Tecnovigilância, Assuntos Regulatórios, Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), Marketing, Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, Desenvolvimento de Embalagem, Planejamento e Controle da Produção (PCP), Farmacoeconomia (Avaliação de Tecnologias em Saúde), Acesso a Mercados Farmacêuticos, além de poder exercer a responsabilidade técnica nas indústrias na produção de vários produtos.

Desta forma a Coordenação do Curso de Farmácia da FACOL, promove no dia 28 de Abril de 2016 a palestra intitulada “A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA INDUSTRIA DE MEDICAMENTOS E ALIMENTOS” abordando dois dos principais mercados para o farmacêutico na Industria atualmente. Esta palestra será proferida pelo Farmacêutico Marcos André Cunha de Oliveira que abordará vários pontos como capacitação para atuar no ramo da industria, faixas salariais relacionadas aos vários tipos de industria e  de atribuições na industria farmacêutica, assim como apresentará a rotina de um farmacêutico industrial.

O palestrante é Mestre em Ciências Farmacêuticas e atua no Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (LAFEPE) a mais de 15 anos sendo também professor universitário em diversas instituições de ensino superior e atualmente é Conselheiro do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco.

05/05/2016 DIA NACIONAL PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Cinco de maio é o Dia Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos. Nesse dia, estudantes de farmácia de todo o país saem às ruas para a Campanha do dia 5 de maio com o objetivo de esclarecer a população quanto aos cuidados a serem tomados com o medicamento. Mas o que representa esse dia para nós, futuros farmacêuticos, e para a população?

Longe de ser uma data comemorativa, 5 de maio é um dia para a conscientização. Vivemos numa realidade em que grande parte das internações hospitalares se deve a intoxicações medicamentosas, fruto da “empurroterapia” praticada por farmácias que atuam, antes de tudo, como estabelecimentos comerciais do que um local de promoção da saúde. Não apenas a população, mas o farmacêutico se torna vítima dessa prática, pois fica entre o exercício de sua profissão e a demanda do mercado, que visa o lucro propriamente dito.

Dessa forma, a Campanha por um uso racional do medicamento ganha importância como medida a fim de reverter essa situação, além de levantar o debate entre os estudantes sobre o seu papel perante a sociedade e ao mercado de trabalho.

Ao abordar a população, é possível identificar dúvidas freqüentes. Por exemplo, ao se esquecer de tomar o medicamento no horário certo, sempre fica a dúvida se o correto é esperar dar o horário da próxima dose. Esse é um erro comum. Nessa situação, o melhor é tomar o remédio assim que o atraso é percebido e ajustar um novo horário para as próximas doses levando em conta o intervalo entre uma dose e outra.

Outra questão importante é quando o comprimido comercializado não está de acordo com a dose receitada. Muitas pessoas acabam cortando o comprimido achando que assim estão tomando a metade da dose, quando a realidade não é bem essa: por mais que o comprimido seja homogeneizado, dificilmente cada metade terá a mesma quantidade de princípio ativo.

É importante lembrar que o medicamento deve ser guardado em local fresco e seco, ou seja, nada de guardar na cozinha, no banheiro ou em algum lugar exposto ao Sol, como no carro ou na mochila. Além disso, pílulas e comprimidos só podem ser tomados com água, exceto quando é desejável a interação do medicamento com algum nutriente na alimentação, para potencializar a ação ou reduzir um efeito colateral. Tal combinação deve ser de vidamente receitada.

Não se pode esquecer que a promoção do uso racional do medicamento se inicia na prescrição médica. É fundamental que a receita seja clara, tomando em consideração a dose adequada para o paciente; especificar os horários para tomar o remédio de forma a favorecer a adesão ao tratamento; a concentração; a via de administração e a duração do tratamento. Cabe ao farmacêutico esclarecer dúvidas quanto ao medicamento, como efeitos colaterais, podendo substituir o medicamento por um genérico, mas, de maneira alguma, por um similar.

A campanha pelo uso correto de medicamento teve seu início no dia 01 de maio onde o curso de Farmácia realizou uma ação social em conjunto com os outros cursos de Saúde para orientar a comunidade e comemorar o Dia do Trabalhador.

06/05/2016 PALESTRA ABORDA ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA ÁREA COMERCIAL

No dia 05 de maio, dia da campanha Nacional pelo uso racional de medicamentos, a coordenação do Curso de Farmácia promoveu a intitulada QUERO SE FARMACÊUTICO COMERCIAL: QUAL FUTURO? a qual foi palestra proferida pelo Dr. Fausto Pessoa Amorim Junior, farmacêutico e proprietário da farmácia Avenida (Limoeiro e Nazaré da Mata) com mais de 30 anos de experiência na área.

Nesta palestra os alunos do primeiro período do Curso de Farmácia da FACOL, assim como alunos de outras instituições tiveram a oportunidade de conhecer a experiência do Dr. Fausto Junior na atuação como farmacêutico na área de farmácia comercial. Foram abordadas questões como: Assistência farmacêutica, empreendedorismo, implantações de farmácias comerciais, rotinas das do dia a dia das farmácias além de várias questões sobre o mercado farmacêutico.

18/09/2016 ALUNOS DE FARMÁCIA ORIENTAM A POPULAÇÃO SOBRE O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS MO DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Os alunos do curso de farmácia FACOL no dia 17 de setembro participaram do dia da responsabilidade social – FACOL. Evento que é realizado anualmente pela instituição, quando são oferecidos de forma gratuita acesso da comunidade a dezenas de serviços e atividades voltadas para o bem-estar, saúde e lazer, cultura e meio ambiente.

A ação é coordenada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), envolvendo de forma voluntária as instituições privadas de ensino superior (IES), professores, funcionários e alunos.

Nesta edição do Dia de responsabilidade social os alunos do Curso de Farmácia orientaram a população sobre o risco da automedicação nas arboviroses como zika virus, dengue e chycungunya. Foi relatado também a atuação do farmacêutico na orientação e cuidado ao paciente, profissional que atua tanto no diagnóstico laboratorial quanto na orientação aos pacientes relativos ao uso correto de medicamentos e prevenção de toxicidade dos medicamentos.

15/10/2016 PERITO FARMACÊUTICO DA SDS/PE MINISTRA NA FACOL CURSO SOBRE ELUCIDAÇÃO DE CRIMES

No dia 15 de outubro em evento promovido pela coordenação do curso de Farmácia da FACOL, o perito farmacêutico da SDS Henrique Tabosa ministrou o curso intitulado” Perícia Criminal e aplicação de Luminol na elucidação de crimes: teoria e prática”, evento aberto ao público e que recebeu alunos de toda a região. Na oportunidade os alunos conheceram as várias profissões que podem atuar na área de perícia, assim foram realizadas aulas práticas com aplicação de Luminol simulando investigação na elucidação de crimes de Homicídio. Relacionado a atuação do farmacêutico neste área foram abordados temas como: Introdução às Ciências Forenses e à Perícia Criminal, Tipos de Perito Criminal e suas atuações (Estadual, Federal, particular, do juízo), Toxicologia Forense, DNA Forense, Química Forense, entre outros.

Imagem de divulgação do evento

Monitores do Curso juntamente com o professor Henrique Tabosa

Simulação da elucidação de crimes coma participação professor Farmacêutico

Atividade prática com a aplicação de Luminol

20/10/2016 CURSO DE FARMÁCIA OFERECE PALESTRA SOBRE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DO CANCER DE MAMA EM EVENTO DO OUTUBRO ROSA

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Na Faculdade Osman Lins este movimento já faz parte do calendário acadêmico dos cursos de saúde, onde anualmente são oferecidas várias palestras com objetivo de informar e capacitar os futuros profissionais de saúde na prevenção deste tipo de patologia.

No evento de 2016 O CURSO DE FARMÁCIA DA FACOL ofereceu a palestra intitulada: Diagnóstico laboratorial do câncer de mama, a comunidade acadêmica da FACOL teve a oportunidade de conhecer mais uma das 75 áreas de atuação do farmacêutico, as análises clínicas. Na oportunidade forma expostos os principais métodos diagnósticos laboratoriais, tipos de marcadores tumorais e técnicas citológicas para o diagnóstico do câncer de mama. Complementando a palestras educativas também foram oferecidas palestras sobre prevenção e cuidado paliativo, como também dados históricos relativos a esta importante data.

PALESTRAS OFERTADAS A COMUNIDADE ACADÊMICA DA FACOL

CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA NA FACOL

MESA DOS PALESTRANTES DURANTE O OUTUBRO ROSA

PALESTRANTES E EQUIPE ORGANIZADORA DO EVENTO

PALESTRA OFERTADA PELO CURSO DE FARMÁCIA INTITULADA:

Diagnóstico laboratorial do câncer de mama

25/10/2016 CURSO DE FARMÁCIA OFERECE MINICURSO SOBRE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA ONCOLOGIA DURANTE EXPOFACOL 2016

O câncer é hoje um problema de saúde pública mundial e seu perfil vem se modificando há aproximadamente quatro décadas. A doença que antes era predominante em países desenvolvidos tem como estimativa em 2030 a incidência de 27 milhões de casos em todo o mundo com o maior número registrado nos países de baixa e média renda. Isso mostra o quanto o câncer vai afetar os países emergentes como o Brasil. Será cada vez maior o número de pessoas que desenvolverão a doença em idade produtiva trazendo sérias consequências para toda a sociedade. Seguindo essa tendência a estimativa para o ano de 2012 é de aproximadamente 518.510 novos casos de câncer no Brasil. Em contrapartida, as pesquisas na área de Oncologia, com o surgimento de novos medicamentos e novas opções de tratamento, estão buscando constantemente reduzir esse impacto possibilitando o aumento do tempo de vida de muitos pacientes na luta contra o câncer.

No setor hospitalar, Recife destaca-se como o segundo maior polo médico do país, ficando atrás apenas de São Paulo, com cerca de 400 hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem e mais de 8 mil leitos gerando inclusive o turismo hospitalar. Esse número reflete o crescimento do setor com a inauguração de novas clínicas de Oncologia e a implantação desse serviço nos diversos hospitais do nosso Estado.

Diante desse panorama e da necessidade cada vez maior de busca pelo tratamento do câncer o farmacêutico tem muito a contribuir, profissional cuja atuação principal está focada no medicamento em todos os seus aspectos. Com a RDC 220/2004 o farmacêutico passa a compor efetivamente a EMTA – Equipe Multiprofissional de Terapia Antineoplásica interagindo com os demais membros da equipe na garantia do sucesso da terapia.

A Farmácia Oncológica é um segmento em ampla expansão, com diversas oportunidades. As atividades desenvolvidas numa farmácia oncológica são inúmeras e vão desde a gestão de medicamentos de alto custo, passando pela seleção de fornecedores, participação na Comissão de Farmácia e Terapêutica, Farmácia Clínica, manipulação de antineoplásicos à atenção farmacêutica ao paciente oncológico. Um nicho a ser explorado por profissionais com conhecimentos diversos e ampla possibilidade de criação de novas vagas à medida que os serviços vão adquirindo certo grau de excelência e complexidade. O conhecimento que foi adquirido outrora já não atende mais à realidade de um mercado que se moderniza a cada dia.

Medicamentos de alto custo com uma estreita janela terapêutica, milhões de dólares em pesquisas, pacientes com um triste diagnóstico fazem da Farmácia Oncológica uma área de atuação com características apaixonantes. A literatura escassa, as lacunas deixadas pelo ensino na Universidade e os avanços científicos no campo da Oncologia nos impulsionam a uma constante busca pelo conhecimento. Diante de um novo cenário, o Farmacêutico Oncológico vai conquistando o seu lugar na sociedade e na história de todos aqueles que lutam contra o câncer.

Diante destas questões a atuação do farmacêutico é essencial e a formação de discentes voltados para esta área de atuação é imprescindível, desta forma o   curso de farmácia oferece durante a EXPOFACOL 2016 o minicurso intitulado segurança do paciente em oncologia” que será ministrada pela Professora M.Sc. Tábata Lopes, farmacêutica da clínica de oncologia MULTIHEMO, coordenadora da pós-graduação em farmácia oncológica do Instituto de desenvolvimento Educacional (IDE), com vários anos de experiência na área.

29/10/2016 ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA INICIAM A APRESENTAÇÃO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DURANTE EXPOFACOL 2016

O curso de Farmácia da FACOL iniciou neste período a realização de trabalhos acadêmicos onde os discentes realizam estudos através de  analise de temas interdisciplinares. Nestes trabalhos, temas de saúde do dia a dia são abordados através dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas as quais os estudantes estão cursando, sendo complementado a cada semestre com a participação de novas combinações de disciplinas do novo período. Desta forma o conhecimento é construído de forma interdisciplinar e continuado.

Neste formato de estudo os alunos são estimulados a redação e apresentação de trabalhos acadêmicos desde o inicio do curso, propiciando aos acadêmicos a possibilidade de desenvolvimento de uma das características imprescindíveis no mercado atual, a capacidade de comunicação. Vários trabalhos estão sendo elaborados em diversos temas não se restringindo apenas a exposição na EXPOFACOL, mas também em eventos como FACOL na comunidade e Dia da Responsabilidade Social e novembro azul.

Nesta edição da EXPOFACOL foram apresentados dois trabalhos com os temas: ‘Alterações bioquímicas e anatômicas observados em portadores da doença de Alzheimer” e “Diabetes tipo I e II e sua relação com os processos bioquímicos” onde os alunos, mesmos sem terem cursado disciplinas como fisiologia, patologia, e farmacologia abordaram os temas sob um olhar das disciplinas que estão cursando (química orgânica. Bioquímica geral, anatomia e metodologia científica) iniciando sua produção científica.

Estes temas multidisciplinares farão parte do conteúdo assim como da pontuação de todas as disciplinas do curso de farmácia desde o primeiro até o nono período. Desta forma esperamos entregar ao mercado de trabalho profissionais mais capacitados tanto do ponto de vista da comunicação, assim como da redação científica o que atualmente são diferenciais de mercado tanto para seleções em pós-graduações, como também para entrevistas de emprego.

04/11/2016 ESTUDANTES DE FARMÁCIA PARTICIPAM DA REALIZAÇÃO DE EXAMES DE PSA NA CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL DA FACOL

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada em todo o mundo no mês de novembro dirigida em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que 51% dos homens nunca consultaram um profissional da área, o que negligencia uma das doenças mais comuns entre o gênero. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que em 2016 estão estimados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, o que representa sete novos casos a cada hora.

 A campanha Novembro Azul promovida anualmente pela FACOL, busca alertar a população para a realização do exame de toque e da dosagem sanguínea do PSA (Antígeno Prostático Específico) que podem indicar precocemente o aparecimento do tumor e evitar as conseqüências do segundo câncer que mais mata entre os homens, além de informar sobre o autocuidado do homem e formas de tratamento pós prostectomia.

Este ano a FACOL promoveu dois dias de eventos, o primeiro ocorreu no dia 10 de novembro, onde o farmacêutico e Gustavo Dimech juntamente com acadêmicos do Curso de Farmácia da FACOL realizará de forma gratuita exames de PSA total para o público em geral.  Já no dia 11 foram oferecidas a comunidade acadêmica e público em geral as palestras: Percepção do Homem sobre o autocuidado à saúde, que foi proferida pela enfermeira Emyliane Lima e Desafios da Fisioterapia no tratamento do homem pós prostectomia proferida pela fisioterapeuta Patrícia Maia.

Coleta de sangue dos pacientes

Processamento do sangue

Realização exame pelo farmacêutico responsável

Digitação de Laudos

17/11/2016 – Alunos Visitam a fábrica da Mondelez em Vitória de Santo Antão/PE

No dia 17 de novembro de 2016 as coordenações juntamente com os estudantes do segundo período do curso de Farmácia da FACOL realizaram palestras junto aos funcionários da fabrica Mondelez Internacional com o tema prevenção do câncer de Próstata. Durante a ação varias equipes de funcionários puderam ter acesso a modelos anatômicos, abordagem que tornou possível que os mesmos entendessem a importância da realização do exame de toque retal, associado a dosagem laboratorial do antígeno prostático específico (PSA). Além das palestras foram entregues a todos os participantes, folderes explicativos orientando as formas de prevenção.

28/03/2017 PRIMEIRO SIMPÓSIO NACIONAL DE SAÚDE DA FACULDADE OSMAN LINS

Primeira edição do Simpósio Nacional de Saúde da Faculdade Osman Lins (FACOL). O evento ocorre entre os dias 08 e 10 de maio, na quadra de esporte da instituição, e tem como tema “Atuação do Profissional de Saúde: Uma visão Transdisciplinar”.

Os alunos interessados em participar do evento devem ser inscreverem nas coordenações dos cursos de Saúde até 05 de maio. Em prol da campanha Ame Guigui, no ato de inscrição deve ser entregue um quilo de alimento não perecível, três itens de higiene e a taxa de R$ 5.

Nos três dias do evento, a programação será iniciada às 19h. No dia 08, acontece uma mesa redonda sobre o papel dos conselhos na atuação dos profissionais de saúde, tendo como palestrantes representantes do COREN, CREF, CREFITO, CRF e CRO.

Já no dia 09, será ministrada palestra sobre “O milagre da gestação, as múltiplas competências dos profissionais de Saúde”. Encerrando as atividades, no dia 10, ocorre mesa redonda, com o tema “Vivendo com Diabetes e Hipertensão: uma abordagem transdisciplinar”, e a apresentação de trabalhos.

Os trabalhos acadêmicos devem ser entregues em uma versão impressa ao professor orientador e enviados, até 28 de abril, para o e-mail: simposiofacolresumos@gmail.com. Os participantes (no máximo quatro por grupo) deverão redigir os trabalhos na forma de resumo expandido contendo no máximo quatro páginas, preferencialmente sobre os temas relacionados ao simpósio, porém estando facultados temas afins da área de saúde. Confira abaixo as regras.

06/03/2017 CAMPANHA NACIONAL PELO USO CORRETO DE MEDICAMENTOS FACOL 2017 É REALIZADA NA CIDADE DE LIMOEIRO

Cinco de maio é o Dia Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos. Nesse dia, estudantes de farmácia de todo o país saem às ruas com o objetivo de esclarecer a população quanto aos cuidados a serem tomados com o medicamento. Mas o que representa esse dia para nós, futuros farmacêuticos, e para a população. Longe de ser uma data comemorativa, 5 de maio é um dia para a conscientização. Vivemos numa realidade em que grande parte das internações hospitalares se deve a intoxicações medicamentosas, fruto da “empurroterapia” praticada por farmácias que atuam, antes de tudo, como estabelecimentos comerciais do que um local de promoção da saúde. Não apenas a população, mas o farmacêutico se torna vítima dessa prática, pois fica entre o exercício de sua profissão e a demanda do mercado, que visa o lucro propriamente dito.

Neste ano o Dia Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos foi comemorado pelo curso de Farmácia da FACOL com a realização de campanha na cidade de Limoeiro onde os alunos interagiram com a sociedade orientando questões como: Combate ao Aedes aegypti, identificação dos sinais, sintomas e alertas decorrentes das infecções por arboviroses Zika, Dengue e Chikungunya, assim como conscientizar a população dos perigos pelo pratica da automedicação nessas doenças.

Dessa forma, a Campanha por um uso racional do medicamento ganha importância, além de levantar o debate entre os estudantes sobre o seu papel perante a sociedade e ao mercado de trabalho. Ao abordar a população, é possível identificar dúvidas freqüentes. Por exemplo, ao se esquecer de tomar o medicamento no horário certo, sempre fica a dúvida se o correto é esperar dar o horário da próxima dose. Esse é um erro comum. Nessa situação, o melhor é tomar o remédio assim que o atraso é percebido e ajustar um novo horário para as próximas doses levando em conta o intervalo entre uma dose e outra.

Outra questão importante é quando o comprimido comercializado não está de acordo com a dose receitada. Muitas pessoas acabam cortando o comprimido achando que assim estão tomando a metade da dose, quando a realidade não é bem essa: por mais que o comprimido seja homogeneizado, dificilmente cada metade terá a mesma quantidade de princípio ativo. É importante lembrar que o medicamento deve ser guardado em local fresco e seco, ou seja, nada de guardar na cozinha, no banheiro ou em algum lugar exposto ao Sol, como no carro ou na mochila. Além disso, pílulas e comprimidos só podem ser tomados com água, exceto quando é desejável a interação do medicamento com algum nutriente na alimentação, para potencializar a ação ou reduzir um efeito colateral. Tal combinação deve ser devidamente receitada.

11/05/2017 CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DE PERNAMBUCO PARTICIPA DO PRIMEIRO SIMPÓSIO DE SAÚDE – FACOL

A Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL) realizou entre os dias 08 e 10 de maio a primeira edição da primeira edição do Simpósio Nacional de Saúde. Durante o evento, centenas de acadêmicos dos cursos de Saúde da FACOL, assim como profissionais das áreas relacionadas aos cinco cursos de saúde da instituição participaram de palestras temáticas com focos interdisciplinares.

O evento ocorreu na quadra de esporte do campus, e teve como tema “Atuação do Profissional de Saúde: Uma visão Transdisciplinar”. No seu primeiro dia o evento contou com mesa redonda, que com palestras de COREN, CREF, CREFITO, CRF e CRO sobre o papel dos conselhos na atuação dos profissionais de saúde. Para proferir a palestra sobre a atuação do farmacêutico a coordenação do curso de Farmácia da FACOL convidou o secretário Geral do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco o Dr Leandro Medeiros.

Na segunda noite, uma palestra abordou “O milagre da gestação, as múltiplas competências dos profissionais de Saúde”. Sendo o curso de Farmácia Representado pelo Dr. Arnon de Melo, Farmacêutico Clinico no Hospital São Marcos em Recife, que abordou o tema “Farmácia Clínica na Maternidade”.

E encerrando as atividades, o dia 10 iniciou com apresentação da Banda de Forró Pé de Serra da Polícia Militar de Pernambuco, e  após  a apresentação cultural ocorreu mesa redonda, com o tema “Vivendo com Diabetes e Hipertensão: uma abordagem transdisciplinar”, onde o Prof. Dr. Renê Duarte, Vice Diretor do Centro Acadêmico de Vitória da UFPE e também Farmacêutico proferiu a palestra Intitulada Fisioterapia enquanto estratégia na atenção dos pacientes com hipertensão e/ou diabetes ao final ocorreu apresentação de trabalhos acadêmicos.

22/05/2017 FACOL REALIZA CAMPANHA PARA O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS NA CIDADE DE CHÃ GRANDE

No dia 22/05 os ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA DA FACOL realizaram a campanha sobre o uso racional de medicamentos, desta vez na cidade de chã grande, durante a ocasião a população pode ter acesso a informações sobre os riscos sobre a automedicação além de informação sobre formas de prevenção, identificação de sintomas e sinais de alerta assim como os riscos da automedicação nas infecções por arboviroses.

14/08/2017 DONATIVOS ARRECADADOS NO PRIMEIRO SIMPOSIO NACIONAL DE SAÚDE SÃO ENTREGUES

No final do semestre 2017.1, foram entregues às instituições filantrópicas Alimentos e quites de higienes recebidos nas doações dos alunos, durante o I Simpósio Nacional de Saúde, ocorrido entre os dias 8 e 10 de maio, no campus da Faculdade Osman Lins (FACOL).

Casa dos Pobres, Pastoral da Matriz de Santo Antão e Lar São Francisco de Assis, em Vitória de Santo Antão, e Hospital do Câncer de Pernambuco, no Recife, foram os locais contemplados.

As arrecadações em dinheiro foram destinadas para a campanha #AMEGuigui.  A criança, diagnosticada com atrofia muscular espinhal (AME) do tipo 1, precisa do medicamento Spiranza. A campanha em prol do garoto busca arrecadar cerca de 3 milhões de reais, um total que custearia todo o tratamento.

26/04/2018 ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA PARTICIPAM DE FEIRA DE SAÚDE NA CIDADE DE MORENO

A Faculdade Osman Lins (FACOL) participou, na última terça-feira (24), da Feira de Saúde, no município de Moreno. O evento, realizado na Praça da Bandeira, comemorou o Dia Mundial da Saúde. Em parceria com o Governo Municipal, os alunos da instituição de ensino ofertaram serviços gratuitos à população.

Participaram da ação estudantes dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Odontologia. Os alunos prestaram serviços à comunidade, orientando aos cuidados com a saúde. Foram realizadas aferição de pressão e glicose, orientações sobre exames e os cuidados com a automedicação e a saúde bucal. Também foram promovidas atividades de dança com os participantes.

“Quero aproveitar o dia de hoje para homenagear os profissionais que se dedicam para prestar um bom serviço, fortalecendo a saúde local e também agradecer a FACOL, que disponibilizou os estudantes da área de saúde para nossa atividade”, disse Ana Araújo, secretária municipal de Saúde.

17/05/2018 SIMPOSIO DE SAÚDE DA FACOL REUNE ESPECIALISTAS E ESTUDANTES

Com o tema “30 anos do SUS: aspectos epidemiológicos, crise no sistema e papel da atenção básica” o Teatro Tabocas sediou, na última segunda-feira (14), a segunda edição do Simpósio de Saúde FACOL.

O evento contou com palestras de Paulo Santana, médico e doutor em Nutrição, assessor político da reitoria da UFPE e tutor do Programa Mais Médicos; Eudes Lorena, dentista e doutor em Saúde Pública; Cristiane Penaforte Dimech, enfermeira, epidemiologista, mestre em Saúde Pública e assessora a Gerência de Atenção Básica de Saúde do Recife.

Participaram do simpósio estudantes do curso de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Farmácia e Educação Física.

FISIOTERAPIA

08 de maio de 2018 – Estudantes de Fisioterapia participam de roda de conversa

Estudantes do quarto período do curso de Fisioterapia participaram, na última quinta-feira (03), de roda de conversa para tratar do tema “Atuações do fisioterapeuta no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)”. A ação ocorreu no campus da FACOL. Na ocasião, o encontro foi mediado pela professora Ladyodeyse Santiago que teve como convidada especial à fisioterapeuta Débora Carneiro de Mendonça, atuante no NASF de Vitória de Santo Antão.

17 de abril de 2018 – Curso de Fisioterapia da FACOL promove quarta edição do SIEFISIO

Visando uma contínua preparação de excelência dos alunos da Faculdade Osman Lins (FACOL), o curso de Fisioterapia promove a quarta edição do Simulado de Fisioterapia (SIEFISIO). A avaliação ocorre no dia 05 de maio, às 9h, no campus da instituição.

O simulado é destinado aos alunos do curso e simula as principais avaliações de alto nível que um fisioterapeuta se submeterá ao longo de sua vida profissional, como concursos e seleções de residência. Os alunos que participarem ganham carga horária por atividade complementar. Os alunos que participarem ganham carga horária por atividade complementar. “Trata-se de uma grande oportunidade para que os alunos testem seus conhecimentos, controle emocional e uso efetivo do tempo”, enfatizou Iza Arruda, coordenadora do curso.

14 de março de 2018 – Em parceira com o Vitória, FACOL realiza atendimentos a atletas do futebol masculino.

Em parceria com o time Vitória de Santo Antão – Associação Acadêmica e Desportiva, alunos da disciplina de Fisioterapia Desportiva da Faculdade Osman Lins (FACOL) realizam atendimentos aos atletas de futebol masculino, que estão disputando o Campeonato Pernambucano 2018. Ação é coordenada pela Luciene Coelho e o estagiário Luiz Carlos Andrade.

A perfeita integração entre o fisioterapeuta com os demais membros da comissão técnica e preparador físico, permitem algumas medidas simples de prevenção que podem ajudar na redução de lesões. “O futebol possui determinados movimentos, como arranque, desaceleração, saltos e mudanças de direção, que provocam um número bastante elevado de lesões. As mais comuns, encontradas na literatura, são mialgias, entorses de joelho e tornozelo, contusões e distensões, entre outras. O papel da fisioterapia, portanto, é de grande importância, já que é responsável pela reabilitação do atleta”, enfatizou a professora Luciene Coelho.

Nos protocolos de tratamento propostos, o que é importante observar é a gravidade da lesão, e a disponibilidade do paciente para seguir um programa terapêutico. ”O tratamento fisioterapêutico, normalmente, é dividido em fases, visando incialmente, reduzir o quadro algíco, fazer a manutenção de a função articular, ganho da amplitude de movimento (ADM) funcional, redução do espasmo muscular, ganho de força muscular, bem como uma melhor cicatrização do tecido lesionado favorecida pela movimentação precoce, seguido de  treino de propriocepção e pliometria, sempre direcionado a cada lesão e ao quadro clínico que o atleta apresenta”, explicou.

13 de março de 2018 – Palestra aborda atribuições dos profissionais da saúde frente à violência contra a mulher

Em menção ao Dia Internacional da Mulher e com o objetivo de promover reflexões acerca da desigualdade de gênero em nossa sociedade, alunos dos cursos de Fisioterapia e Farmácia participaram de palestra, nesta segunda-feira (12), no Teatro Tabocas. “As atribuições dos profissionais da saúde frente à violência contra a mulher” foi o tema ministrado por Mayara Mendes, assistente social, mestra em serviço social pela UFPE e gerente do Serviço de Atenção à Mulher Wilma Lessa – SES/PE. A ação fez parte do conteúdo da disciplina de Psicologia Aplicada. Ao final, os estudantes puderam contribuir com o tema abordado e tirar dúvidas.

04 de setembro de 2017 – Alunos de Fisioterapia participam da I Jornada Científica de Fisioterapia Obstétrica.

O curso de Fisioterapia da FACOL realizou, na última sexta-feira (1º), a I Jornada Científica de Fisioterapia Obstétrica. O evento, que ocorreu no Teatro Tabocas durante todo o dia, teve como foco fortalecer os profissionais de saúde, garantindo o atendimento humanizado e de boa qualidade aos pacientes. Entre os palestrantes estiveram: André Lemos, doutora em Saúde Materna Infantil; Joyce Moraes, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente; Cecilia Sales, mestre em Psicologia; Joana Nunes, mestranda em Saúde Integral; Alexandre Delgado, mestre em Fisioterapia; Sandra Fluhr, doutoranda em Cirurgia; Nicole Viana, médica ativista do parto humanizado; e Emanoel Oliveira, médico e membro aspirante em Cirurgia Plástica.

“Necessitamos discutir aspectos relacionados a inovações e atualizações tecnológicas na área da obstetrícia, com estudos científicos baseados na nossa população e uma visão de saúde integral ao paciente que tanto contribui para a formação de nossos profissionais”, enfatizou Iza Arruda e Alexandre Delgado, presidentes da jornada. O evento contou ainda a participação do fundador da FACOL, Paulo Roberto Leite de Arruda, e do Sexteto Lisbela, que se apresentou ao público.

FACOL participa do Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher

Professores e alunos da Faculdade Osman Lins (FACOL) participaram entre os dias 08 e 10 de junho da sexta edição do Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher, realizado em Caruaru, agreste de Pernambuco. O evento discutiu os aspectos relacionados a inovações tecnológicas na área da saúde, com estudos científicos baseados na população e uma visão de saúde integral ao paciente. Esta foi a primeira edição que ocorreu no interior do Estado.

Além de ministrarem palestras, houve as apresentações de pôsteres, com os temas: “Atuação Fisioterapêutica na Obstetrícia: uma revisão de literatura” e “Conhecimento, atitude e prática das gestantes acompanhadas em serviço pré-natal dos postos de saúde do município de Vitória de Santo Antão – Pernambuco, sobre a Fisioterapia Obstétrica”. A instituição foi representada pelos professores Alexandre Delgado, Iza Arruda e Maria Rosa e pelas alunas do sétimo período Sunamita da Silva, Diana Edna e Hélen Morgana. “É um momento importante para novos aprendizados, no qual conseguimos compartilhar experiências com profissionais renomados na área de Saúde da Mulher e do Homem. Temos a certeza que o incentivo de apresentações de artigos torna nossos alunos mais experientes, formando assim discentes com cunho científico”, enfatizou Iza Arruda, coordenadora do curso de Fisioterapia.

A FACOL tem a responsabilidade de transmitir Educação em Saúde aos pacientes da sua Clínica Universitária (CURES).Desta forma, alunos do curso de fisioterapia acompanhados de seus professores realizam atendimentos e desenvolvem projetos de Educação Saúde, facilitando o conhecimento de diversas patologias ao público alvo.

01 de novembro de 2017 – Estudantes de Fisioterapia promovem oficinas pedagógicas em saúde

Estudantes do décimo período de Fisioterapia da Faculdade Osman Lins (FACOL) promoveram oficinas pedagógicas em saúde, com foco na ginástica laboral, nas escolas Cônego Rochael de Medeiros e Barbosa Lima, situadas no Recife. As atividades, realizadas na disciplina de Libras, foram voltadas para adolescentes e jovens surdos. O objetivo da ação foi proporcionar subsídios teóricos e práticos que fundamente aos fisioterapeutas compreender o mundo dos surdos, a partir das transformações educacionais e os novos paradigmas existentes. “É um meio prático para aprofundar e praticar os conhecimentos e a compreensão ‘in loco’, das teorias estudadas academicamente na disciplina de libras”, enfatizou o professor Joanatan Oliveira.

24 de outubro de 2017 – Estudantes de Fisioterapia participam do III SIEFISIO.

Visando uma contínua preparação de excelência dos alunos da Faculdade Osman Lins (FACOL), o curso de Fisioterapia promoveu, no último sábado (21), no campus da instituição, a terceira edição do Simulado de Fisioterapia (SIEFISIO). O simulado foi destinado aos alunos do curso e simula as principais avaliações de alto nível que um fisioterapeuta se submeterá ao longo de sua vida profissional, como concursos e seleções de residência.

“Trata-se de uma grande oportunidade para que os alunos testem seus conhecimentos, controle emocional e uso efetivo do tempo”, enfatizou Iza Arruda, coordenadora do curso.

21 de outubro de 2017 – Alunos da FACOL realizam ações na Docile e GRE Mata Centro

Estudantes dos cursos de Odontologia e Fisioterapia da Faculdade Osman Lins (FACOL) realizaram, nesta sexta-feira (20), ações na fábrica da Docile Nordeste e na Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Centro, em Vitória de Santo Antão. Os alunos de Fisioterapia utilizaram da abordagem voltada à saúde do trabalhador para beneficiar funcionários da fábrica da Docile. Foram utilizadas técnicas de relaxamento muscular, orientação postural e orientações quanto ao câncer de mama, acompanhados da professora Isis Oliveira, Fisioterapeuta e Ergonomista. Antecipando a campanha de prevenção do câncer bucal, os estudantes de Odontologia, do 4º período, realizaram orientações de higiene bucal e autoexames em encontro com educadores da GRE Mata Centro. A ação foi acompanhada pelo professor Daniel Guedes.

22 de novembro de 2016 – FACOL participa da I Jornada de Fisioterapia do Hospital Santo Amaro.

Durante os dias 12 e 13 de novembro, a Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL) foi representada na I Jornada de Fisioterapia do Hospital Santo Amaro, realizada na Casa de Misericórdia do Recife. O evento teve como tema “A Reabilitação Hospitalar na Teoria e na Prática Clínica”. Profissionais da área realizaram palestras e oficinas para os participantes.

A FACOL foi representada pelas alunas Mireia Carla e Jessica Nayara, na qualidade de ouvintes, e pela docente Maria Rosa, palestrante e integrante da comissão organizadora.

09 de novembro de 2016 – Curso de Mobilização Articular Combinada.

O Curso de Mobilização Articular Combinada Baseado no Conceito Mulligan, tem o objetivo de levar aos fisioterapeutas e alunos FACOL uma das melhores e mais eficazes formas de tratamento para dores articulares e aumento de amplitude de movimento na Fisioterapia. Com o apoio da FACOL e da CURES, o curso busca integrar na vida do estudante e fisioterapeuta um método prático, e rápido de tratamento. O profissional capaz de realizar as terapias manuais tem em seu protocolo de tratamento um rol enorme de possibilidades que irão diferenciá-lo no mercado de trabalho. O aluno que tem habilidade com a Terapia Manual, pode também aumentar ainda mais seus conceitos de tratamentos, uma vez que a técnica proporciona uma busca profunda e direta de aprendizagem do corpo como um todo, abrindo novos horizontes e permitindo entender também outras técnicas relacionadas. Com o intuito de promover maior conhecimento e capacitar alunos e profissionais, que o curso será ministrado pelo Prof. Júlio César Freitas Luciano, com experiência de quase uma década na técnica.

18 de outubro de 2016 – FACOL comemora Dia do Fisioterapeuta com um ciclo de palestras.

Na última quinta-feira (13), a Faculdade Osman da Costa Lins (FACOL), comemorou o Dia do Fisioterapeuta com um ciclo de palestras. Os alunos além de adquirirem novos conhecimentos tiveram momentos de confraternização. Em homenagem a profissão, a coordenadora do curso de Fisioterapia da instituição, Iza Arruda, descreveu o Fisioterapeuta por meio do seguinte texto, da autora Fernanda Póvoa:

FISIOTERAPEUTAS são ANJOS

Fisioterapeutas são anjos que nos ajudam.

Ajudam-nos a entender que, apesar da queda, sempre nos ajudarão a levantar.
Nos ajudam a redescobrir os valores da vida, quando tudo parece estar perdido.
A ter paciência diante dos obstáculos.
A resgatar o amor próprio e a força de vontade.
A reconhecer que o corpo humano é algo espetacular.
Nos ajudam a perceber que a dor se torna frágil diante de suas mãos e a acreditar que as cicatrizes são marcas de grandes vitórias.
A fortalecer, repotencializar e reeducar não só o nosso corpo, mas também a alma!
A resolver deficiências.
A acreditar que Deus existe!
A relaxar mesmo depois de um dia muito difícil. A encher os pulmões de esperança!
A drenar e expirar o sofrimento.
A viver o presente, sem temer o futuro. A alcançar a independência.
A prevenir a doença, tratar o corpo e recuperar a autoestima.
A utilizar os elementos da natureza a nosso favor.
A acreditar que o mais simples toque de suas mãos faz toda a diferença.

Fernanda Póvoa⁠⁠⁠⁠

13 de setembro de 2016 – FACOL promove curso de Hipertensão Arterial.

No último sábado (10), a Faculdade Osman da Costa Lins (FACOL) juntamente com o professor Ronaldo Belchior promoveram o curso de Fisiopatologia da Hipertensão  Arterial e Prescrição  de Exercícios Físicos  para Hipertensos. Estiveram presentes 30 estudantes do curso de educação física, onde puderam compreender  melhor a epidemiologia, causas e consequências  da hipertensão, além da prescrição  de exercícios  físicos  adequados a prevenção  e tratamento desta patologia.

Este tipo de curso e conhecimento é importante para que os discentes tenham melhores condições para lidar com pessoas hipertensas, assim como, possam aplicar a estratégia adequada para melhorar a saúde  e a qualidade de vida dos doentes.

08 de setembro de 2016 – Curso de Fisioterapia da FACOL promove Simulado.

O curso de Fisioterapia da Faculdade Osman da Costa Lins (FACOL), realizou no último sábado, 03 de setembro, o 1o Simulado de Fisioterapia (SIEFISIO). A iniciativa vislumbrou simular provas de concursos e seleções para fisioterapeutas como forma de estímulo ao estudo contínuo por parte dos discentes. Mais de 200 estudantes matriculados do 1o ao 8o período do curso se inscreveram voluntariamente para realizar as provas, o que comprovou o sucesso da ação. “Estimular os estudantes a manterem os conteúdos das disciplinas em dia quanto aos seus estudos e simular a realização de provas de concursos é de fundamental importância na formação dos profissionais da saúde”, explicou Iza Arruda, coordenadora do curso de Fisioterapia da FACOL.

Outras atividades similares continuarão a ser desenvolvidas sistematicamente nos próximos semestres letivos.

02 de setembro de 2016 – Alunos FACOL é destaque em Congresso Brasileiro de Fisioterapia.

Alunos do curso de fisioterapia da FACOL apresentarão neste sábado (03), trabalhos científicos no XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia que está sendo realizado no Recife, dos dias 31 a 03 de setembro.

Os trabalhos foram orientados pelo professor da disciplina de fisioterapia ginecológica e obstétrica, Alexandre Delgado e da coordenadora do curso Iza Arruda.

Os alunos e o docente agradeceram o incentivo que a FACOL tem de levar artigos para congressos de grande porte. O Congresso Brasileiro de Fisioterapia deste ano de 2016 está com o tema: Ética, Evidências e Funcionalidade!

01 de setembro de 2016 – FACOL oferece aulas de Podoposturologia e Terapias Manuais Integradas.

A Faculdade Osman Lins (FACOL), cumprindo seu propósito de educar e estar sempre a frente, mais uma vez se destaca com os serviços oferecidos na Clínica Universitária de Reabilitação Educação e Saúde (CURES).

Além de contar com uma grade mais rica de aprendizado, os alunos também estão se aperfeiçoando em áreas mais abrangentes da fisioterapia. É o caso das novas áreas de atuação: a Podoposturologia e as Terapias Manuais Integradas onde, o aluno além de adquirir o conhecimento nessas áreas, proporciona um atendimento diferenciado e personalizado à população de Vitória De Santo Antão e região.

A Podoposturologia é uma técnica onde os alunos aprendem a avaliar o paciente de uma forma diferenciada, conseguindo encontrar e corrigir problemas e alterações que não são possíveis serem vistas em áreas clássicas da fisioterapia. O aluno da Facol além de avaliar, aprende a prescrever palmilhas corretivas para disfunções diversas como: oculares, temporomandibulares e ortopédicas e também produzir e fornecer as palmilhas aos pacientes que precisam delas.

As Terapias Manuais Integradas dão aos alunos da Facol ferramentas para poderem trabalhar de forma mais consciente usando as mãos como peças primárias terapêuticas. Os alunos aprendem técnicas avançadas de reabilitação e manipulação e conseguem nos atendimentos dar aos pacientes o melhor atendimento que a fisioterapia moderna permite.

06 de agosto de 2016 – Alunos do curso de fisioterapia da Facol participam da feira SSMA 2016.

Alunos do curso de Fisioterapia da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL), participaram no dia 22 de julho da Feira de SSMA-2016 ( Saúde, Segurança, Meio Ambiente ) e Benefícios promovida pela empresa Brasil Foods (BRF) na unidade da cidade da Vitória de Santo Antão.
Os alunos apresentaram um projeto relacionado à Clínica Universitária de Reabilitação Educação e Saúde (CURES), demonstrando aos participantes da Feira como é o funcionamento da referida Instituição. A CURES foi Inaugurada em abril de 2016 e oferece especialidades como psicologia, nutrição, odontologia, psicopedagogia, fisioterapia em várias especialidades e atendimento médico. Vale salientar que os serviços são destinados à população em geral e de forma gratuita.

Os participantes demonstraram interesse em conhecer as dependências da CURES e colaborar com os serviços prestados. Mais um evento em que o Curso de Fisioterapia da FACOL se faz presente com importante atuação na sociedade.

18 de maio de 2016 – Alunas do curso de Fisioterapia da Facol participam de Congresso Internacional

Alunas do curso de Fisioterapia da FACOL, estiveram participando do II Congresso Internacional de Fisioterapia em Coluna Vertebral na cidade de Fortaleza, no hotel Óasis Atlântico, com objetivo de aprimorar os conhecimentos obtidos acerca da área de fisioterapia. Entre as acadêmicas que estiveram participando do Congresso, algumas participaram apresentando trabalhos específicos do campo fisioterápico.

A aluna Gizelly Bárbara da Silva Pereira, sobre Eficácia dos pilates como tratamento conservador em pacientes com espondilolistese degenerativa-L5-S1.

A aluna Glauciane Roque de Souza, destacou o seu trabalho sobre a eficácia da intervenção fisioterapêutica precoce no pós-operatório de hérnia de disco em atletas. A mesma, agradeceu aos seus professores pelo conhecimento passado e pela paciência durante a elaboração do artigo. Relatou ainda sobre ter vivenciado uma experiência incrível fazer parte de uma geração determinada a lutar e ir à busca de mais conhecimentos para o crescimento da profissão.

A aluna Elaine Silvestre de Melo ressaltou em sua apresentação sobre a Estenose lombar e os efeitos do tratamento conservador com o método pilates.

05 de abril de 2016 – Curso de Fisioterapia realiza noite de palestras, no Auditório do Teatro Tabocas.

Intitulado de ‘Fisioterapia Solidária’, evento reuniu estudantes do curso da IES com a finalidade de propor e aprimorar o debate no âmbito da fisioterapia desportiva. A ação, de caráter filantrópico, serviu à arrecadação de alimentos não perecíveis para comunidades carentes da cidade da Vitória de Santo Antão.

Iniciado pela fisioterapeuta Giselle Goldeberg, o Fisioterapia Solidária da Facol apresentou – aos graduandos – as principais áreas de atuação da Fisioterapia, oferecendo especial destaque à microcefalia e as implicações dela decorrentes. Em seguida, o fisioterapeuta Thiago Soares trouxe em sua fala reflexão didática sobre a apneia do sono, diagnóstico e tratamento. Na palestra subsequente, a fisioterapeuta Jessika Soares relatou a importância de uma nova visão existente na Fisioterapia Desportiva.

Encerrando o ciclo de palestras, a Coordenadora do Curso de Fisioterapia da FACOL,  prof.ª Iza Arruda, disse dos objetivos do evento,  destacando a importância geral em ser solidário (a casa de passagem Lar de Idosos foi a instituição contemplada), num contexto em que as pessoas precisam cultivar o altruísmo.

ODONTOLOGIA

18 DE JUNHO DE 2018 – Cirurgiões internacionais realizam palestra para estudantes de Odontologia.

Estudantes do curso de Odontologia da FACOL prestigiaram, na última quinta-feira (14), palestra com cirurgiões internacionais, vindos do Peru. Juan Carlos Barrenechea e Neme Portal Bustamante abordaram sobre cirurgia paraendodôntica e implantes osseointegrados ténica porbnem. O evento ocorreu na Cidade Universitária Governador Marco Maciel (CDUGMMA).

Jornada de Saúde Pública reúne especialistas da saúde bucal

O curso de Odontologia da Faculdade Osman Lins (FACOL), promoveu nos dias 30 e 31 de outubro a segunda edição da Jornada de Saúde Pública. O evento ocorreu no Teatro Tabocas, no campus da instituição, e contou com palestras e mesa redonda. Na abertura, na segunda-feira (30), ocorreu palestra sobre a “Política Nacional de Saúde Bucal”, com o Dr. Gilberto Pucca. A tarde, palestra da Drª. Fernanda Carrer aborda os “Recursos Humanos”. Na terça (31), aconteceu a palestra com o Dr. Luiz Felipe Scabar, que iabordou a “Educação em Saúde”. A tarde, mesa redonda com Dr. Gilberto Pucca, Drª. Fernanda Carrer, Dr. Luiz Felipe Scabar, Dr. Petrônio Martelli e Dr. Rogério Zimmermann.

8 de junho de 2017 – Primeiro período de Odontologia apresenta trabalhos científicos

Estudantes do primeiro de Odontologia da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL) apresentaram, na tarde desta quinta-feira (08), no pátio interno da instituição superior de ensino, trabalhos científicos. A ação faz parte da disciplina de Metodologia da Pesquisa. “Esse trabalho demonstra e capacita os alunos para que eles estejam habitados para irem para congressos, que inclusive já aconteceu tanto aqui como fora do estado”, enfatizou o professor Omar Santos.

Trabalho de alunos de Odontologia é premiado em Jornada Internacional

O trabalho “Reconstrução Mandibular de Fratura Cominutiva por PAF com Enxerto Livre de Crista Ilíaca”, realizado por alunos do quarto período do curso de Odontologia da Faculdade Osman Lins (FACOL) foi premiado em primeiro lugar na categoria Norte/Nordeste, na modalidade Painel de Caso Clínica, durante a 1ª Jornada Internacional de Cirurgia Buco Maxilo Facial, realizada em João Pessoa, na Paraíba, em abril.

Os autores foram Régida Cléa da Silva Batista, Thales André Carvalho de Freitas e Thiago Gomes Coelho. Os estudantes foram orientados pelos professores Edmilson Zacarias Júnior, José Rodrigues Laureano Filho e Marília Gabriela Mendes de Alencar.

“Mostra a qualidade dos alunos, do próprio curso e o esforço da coordenação, que está gerando frutos. Além da questão do estimulo, em mostrar aos alunos que eles são capazes, que eles podem, que eles tem potencial, é um sinal que tudo tá dando certo. O caminho que temos a seguir já está sendo seguido e tende a prosperar”, enfatizou o professor Edmilson Zacarias.

Para a aluna Régida Cléa, a premiação traz “Orgulho, aprendizado e muito conhecimento”. A coordenadora do curso, Rogéria Tenório, enfatizou a importância da conquista. “É um incentivo a iniciação científica. Cada vez que vão apresentando um trabalho a concorrência é acirrada e todo mundo tá lutando. É a participação do aluno na vivência do mundo científico”.

20 de outubro de 2017 – Estudantes Facol realizam ações na fábrica da MODELEZ em Vitória de Santo Antão/PE.

Estudantes dos cursos de Odontologia e Fisioterapia da Faculdade Osman Lins (FACOL), realizaram, ações durante a programação da Semana da Saúde da fábrica da Mondelez Internacional, em Vitória de Santo Antão.Os alunos de Fisioterapia utilizaram da abordagem voltada à saúde do trabalhador para beneficiar funcionários da fábrica. Foram utilizadas técnicas de relaxamento muscular, orientação postural e orientações quanto ao câncer de mama, acompanhados da professora Isis Oliveira, Fisioterapeuta e Ergonomista. Os estudantes de Odontologia realizaram orientações de higiene bucal e autoexames. Também foi abordado o impacto do consumo de bebida e tabagismo.

21 de outubro de 2017 – Alunos Facol realizam ações da Docile e GRE mata centro.

Estudantes dos cursos de Odontologia e Fisioterapia da Faculdade Osman Lins (FACOL), realizaram, nesta sexta-feira (20), ações na fábrica da Docile Nordeste e na Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Centro, em Vitória de Santo Antão.

Os alunos de Fisioterapia utilizaram da abordagem voltada à saúde do trabalhador para beneficiar funcionários da fábrica da Docile. Foram utilizadas técnicas de relaxamento muscular, orientação postural e orientações quanto ao câncer de mama, acompanhados da professora Isis Oliveira, Fisioterapeuta e Ergonomista.

Antecipando a campanha de prevenção do câncer bucal, os estudantes de Odontologia, do 4º período, realizaram orientações de higiene bucal e autoexames em encontro com educadores da GRE Mata Centro. A ação foi acompanhada pelo professor Daniel Guedes.

24 de maio de 2017 – Jornada de Saúde Pública da FACOL reúne estudantes de Odontologia.

O curso de Odontologia da Faculdade Osman Lins (FACOL) realiza nos dias 23 e 24 de maio a primeira edição da Jornada de Saúde Pública. O evento, que ocorre no campus da instituição de ensino, conta com curso de planejamento e integridade na Política Nacional de Saúde Bucal. A jornada acontece das 9h às 12h e das 14h às 17h. Entre os palestrantes, está o professor doutor Gilberto Alfredo Pucca Júnior, professor adjunto da Universidade de Brasília (UNB) e pesquisador na Escola Paulista de Medicina e da Unidade de São Paulo (USP).

22 de fevereiro de 2017 – Alunos da FACOL participam de evento na Paraíba

Os alunos do curso de Odontologia da Faculdade Osman Lins (FACOL) participaram, no último sábado (18), do VIII DISSECANATO, promovido pela Liga Acadêmica de Anatomia da Universidade Federal da Paraíba (LAAUFPB).

No evento, os estudantes acompanharam a palestra ‘Desmistificando a Bichectomia’, ministrada pelo Cirurgião-dentista Dr. Júlio Maciel. Os educandos também tiveram a oportunidade de assistir uma dissecação, onde é realizada a Bichectomia, com o professor Dr. Eulâmpio Neto. “O incentivo à participação em eventos científicos locais e nacionais, faz com que os alunos troquem experiências com outros profissionais, enriquecendo o seu conhecimento e se qualificando cada vez mais”, enfatizou o professor André Pukey.

20 de outubro de 2016 – FACOL realiza I Jornada de Odontologia

A Faculdade Osman da Costa Lins (FACOL), tem a honra de realizar nos próximos dias 24 e 25 de Outubro, sua I Jornada de Odontologia. A realização do evento irá coincidir com o Dia do Dentista, que é comemorado no dia 25 de Outubro. O curso de Odontologia teve a preocupação em trazer profissionais renomados e bem conceituados em diferentes áreas da profissão. O primeiro dia da jornada será destinado às novas especialidades, reconhecidas no ano de 2015 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO): homeopatia e odontologia no esporte. A odontologia do sono, grande tendência nos dias atuais, e a área cirúrgica serão abordadas no dia seguinte. Abrindo com “chave de ouro” o evento, o Pernambuco e atual narrador esportivo da Rede Globo, Rembrandt Júnior tem sua presença confirmada.

6 de setembro de 2016 – Alunos de Odontologia da FACOL vivenciam a prática clínica

Os alunos do curso de Odontologia da Faculdade Osman da Costa Lins (FACOL), tiveram a primeira experiência prática do semestre na Clínica Universitária de Reabilitação, Educação e Saúde (CURES). Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar a Professora Kaline Romero no atendimento a pacientes, experiência esta que tem como propósito a inserção do aluno FACOL na vivência clínica desde o primeiro período, proporcionando uma trajetória acadêmica enriquecida. “Na CURES os pacientes tem a oportunidade de realizar desde procedimentos preventivos bem como, procedimentos restauradores/reabilitadores, com profissionais capacitados e professores da instituição experientes na parte clínica e teórica de ensino”, conta a professora Kaline.

9 de março de 2016 – Estudantes de Odontologia criam blog para falar sobre saúde bucal

Estudantes do 1º período de Odontologia da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (Facol) inauguram espaço virtual para atividades do curso. A partir da criação de um blog – destinado a informações e eventos realizados no âmbito da sala de aula, os graduandos da 2ª turma de Odonto pretendem veicular dicas e sugestões sobre saúde bucal.

Ainda em construção, a iniciativa ganhou corpo nas aulas de Leitura e Produção Textual, ministradas pelo professor Marcelo Batalha, e tem como finalidade estimular o exercício da escrita e o uso de suportes textuais que provoquem a interação entre leitores e educandos. Batizado de ‘Engenheiros de Sorrisos’, o blog (Engenheiros de Sorrisos) possibilitará aos mesmos maior trânsito e contato com gêneros discursivos comumente utilizados por profissionais da Odontologia. Para a estudante Maria Paula Oliveira (18), a criação da página virtual é uma forma de passar às pessoas – estudantes e profissionais da área – o dia a dia da sala de aula, os estágios de aprendizagem, assim como as dúvidas e dificuldades a serem enfrentadas.

Segundo Jeremias França (17), a ideia tem por objetivo construir um memorial de atividades realizadas ao longo da graduação. De acordo com a responsável pelo título do blog, a estudante Manuella Medeiros (22), é incumbência dos futuros dentistas proporcionar a melhor ‘interface’ para aquilo que consideramos ‘cartão de visita’ do ser humano: o sorriso. “Me veio logo, à cabeça, o nome “Engenheiros de Sorrisos”, disse.  Para Bruno Alencar, Felipe Alves, Roberto José e Roberto Jr., o diário online é de fundamental importância para construir novos meios de acesso à informação capazes de instituir métodos acadêmicos eficazes. O sítio eletrônico, logado em uma plataforma ‘free’, disponibilizará – além informações sobre temas da Odontologia – artigos de opinião, crônicas e entretenimento. Reynolds Victor (18) acredita que essa ferramenta confirma a sua importância ao motivar a pesquisa e a prática escritora, seja na divulgação de eventos, seja na abordagem crítica dos conteúdos estudados. João Neto e Gabriela Silva encerram, dizendo que a realização do blog ‘Engenheiros de Sorrisos’ se justifica pelo seu caráter social, quando veicula informação produzida no espaço da sala de aula.

03 de fevereiro de 2016 – curso de odontologia Facol realizam ação no CAIC em Vitória de Santo Antão/PE.

Alunos e professores do curso de Odontologia da FACOL realizaram na manhã desta sexta-feira (18/09), uma ação social na Creche/Escola Caic Diogo de Braga, no bairro Caic em Vitória de Santo Antão. Acompanhados do coordenador adjunto do curso, professor Carlos Ribeiro, das professoras Rogéria Cursino e Luanna Ribeiro, os alunos promoveram uma breve palestra sobre a importância e os passos da escovação, logo após, divididos em grupos, foram orientados e supervisionados pelos professores na realização da escovação nas crianças.

De acordo com o professor Carlos Ribeiro “a conscientização de qualquer formação acadêmica tem que ser voltada para atender e suprir as necessidades da comunidade em geral e a FACOL como instituição vem tendo este olhar para a comunidade, levando o atendimento odontológico para as comunidades e proporcionando aos alunos uma vivência com o atendimento público nessas comunidades carentes”, destacou. A professora Rogéria Cursino, falou que “a gratidão pela oportunidade e poder frisar a importância da parceria das comunidades com a faculdade, que juntos, levam aos alunos, a oportunidade de interagir de maneira que a teoria além de estendida torna-se fortalecida”, mencionou. Como prova de que todo o esforço da faculdade vem trazendo bons resultados, a aluna Michele Lins, declarou em nome da turma a grande satisfação em saber que por momentos como estes todos vão saber como lidar com as situações reais.

Já a coordenadora da instituição, Cecilia dos Santos, concluiu que “a iniciativa serviu como alerta para sua equipe, e que a escola vai estimular as crianças à atentarem-se com a saúde bucal, já que muitas vezes, essas informações são ausentes em casa”, afirmou.